Agências do Trabalhador de Curitiba e Região terão novo sistema operacional

O Sistema de Intermediação de Mão-de-Obra, já utilizado nas outras unidades do Paraná, vai unificar os dados de todos os trabalhadores cadastrados
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05/04/2006 - 17:08
Editoria
No final de abril, a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social fará a migração do atual sistema de informática das Agências do Trabalhador de Curitiba e Região Metropolitana para o Sistema de Intermediação de Mão-de-Obra, o Simo-Internet. Parte do processo de migração também inclui um treinamento de 16 horas dos gerentes, supervisores e atendentes das Agências do Trabalhador que começa nesta segunda-feira (10). Idealizado pela Secretaria e desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) a partir de 2002, o Sistema unifica informações dos cadastros de todas as Agências do Trabalhador do Paraná e já está em uso no Interior. “Com a alteração, uma pessoa que mora em Londrina, por exemplo, e tem a intenção de trabalhar em Curitiba, pode se candidatar a uma vaga na Capital antes mesmo de se mudar”, explica o coordenador do Núcleo de Informática e Informações da Secretaria, Joel Ritter. Outra novidade é o Cadastro Social. “Sempre tivemos algumas dificuldades na hora do cadastramento de pessoas sem documentação. O Cadastro Social permite a inserção do cidadão nos serviços de formação profissional da Agência mesmo sem documentos normalmente exigidos”, diz Ritter. Segundo ele, com esse tipo de inscrição, o trabalhador terá a assistência necessária para fazer seus documentos enquanto faz um curso de capacitação profissional. Alguns serviços só serão incluídos no Sistema de Intermediação de Mão-de-Obra depois de um tempo de experiência. É o caso da reserva de vaga (hoje o trabalhador só pode consultar se há vaga adequada para ele ou não, mas não tem como reservá-la), da pesquisa virtual por perfil de vaga e do trabalhador, ou mesmo do detalhamento do posto de trabalho oferecido. Por ser um software de Internet, é possível acessar o Sistema de qualquer computador. “Isso facilita muito nossas ações em eventos como o Paraná em Ação ou até mesmo na instalação dos serviços da Agência em cidades onde não existe estrutura física exclusiva para o seu funcionamento”, salienta o coordenador. “Outra vantagem é para os atendentes. Segundo informações que recebemos das Agências do Interior do Paraná, onde o Sistema já funciona, eles têm achado o novo sistema mais fácil e ágil”, complementa ele.