A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social já acerta os últimos detalhes para a instalação, ainda este mês, de uma Agência do Trabalhador e um Centro de Referência em Assistência Social (Cras), na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Além dos serviços do Sistema Nacional de Empregos (Sine), a população terá acesso a psicólogo, assistente social e auxiliar administrativo.
O Governo do Paraná vem investindo, desde 2004, na urbanização e revitalização da Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. As obras são coordenadas pela Companhia de Habitação do Paraná Cohapar, em parceria com vários órgãos estaduais e prefeitura local. Esse é um dos maiores projetos do País de planejamento urbano de uma área de ocupação irregular.
“Nosso objetivo é transformar a realidade das pessoas. Com emprego, através da Agência do Trabalhador, e com políticas públicas de cidadania, através do Cras. Neste mês, iniciamos os serviços em um espaço provisório cedido pela Cohapar, até nossa sede própria ficar pronta”, adiantou o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.
PREPARATIVOS – O local para o início das atividades na Vila Zumbi já está preparado para ser aberto ao público e recebe os últimos detalhes para a inauguração. No primeiro andar, funcionará a Agência do Trabalhador – Sine, com serviços de intermediação de mão-de-obra, cadastro para o seguro-desemprego, Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PPD) e Central do Trabalhador Autônomo (CPA).
Garcia conta que a Secretaria também vai investir em formação e qualificação profissional, organizando turmas especiais de acordo com as necessidades locais. “Queremos preparar os trabalhadores e incentivar os empresários à instalar suas empresas na vila. Nosso objetivo é gerar empregos e, assim, desenvolver a economia local em um ciclo virtuoso de trabalho e renda”, explicou.
No segundo andar, os moradores encontrarão a unidade do Cras, que conta com um psicólogo, um assistente social e um auxiliar administrativo. A equipe prestará atendimentos, orientações e apoio socioeducativos, além de desenvolver a inserção da população excluída nos programas sociais dos governos federal e estadual.
Agência do Trabalhador será instalada neste mês na Vila Zumbi dos Palmares
A população também terá acesso a psicólogo, assistente social e auxiliar administrativo, pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras)
Publicação
10/06/2008 - 12:20
10/06/2008 - 12:20
Editoria