Agência do Trabalhador muda horário de atendimento em Curitiba

O novo horário das equipes e atendimento da Agência Central do Trabalhador vai reduzir filas
Publicação
20/05/2006 - 06:00
Editoria
Uma nova dinâmica de funcionamento da Agência do Trabalhador de Curitiba passa a vigorar a partir desta segunda-feira (22). A idéia da gerente Elaine Anderle é proporcionar um amplo trabalho de atendimento ao público, evitando longas filas e agilizando o encaminhamento de documentos e seleção de senhas. “Nós estamos sendo fortalecidos pela agência virtual. O candidato pode providenciar via Internet o preenchimento do seu cadastro e reservar a vaga. Com a vaga reservada e o cadastro preenchido, o tempo de atendimento é bastante reduzido e oferece mais conforto para o pretendente”, explica Elaine. Hoje o tempo de espera de uma pessoa que não se habilitou pela Internet é de duas a quatro horas. “Ainda não podemos estimar quanto vamos ganhar com o novo horário, mas podemos garantir que o público será muito mais rapidamente liberado”, diz. O grande volume de filas, especialmente nas segundas-feiras, fez com que a Agência optasse pelo novo horário. “É uma tentativa que estamos fazendo para garantir que as pessoas não precisem chegar de madrugada na nossa agência”, comentou ela. Outro procedimento que o público poderá ter é de optar pelos dias e menor volume de procura. Se na segunda-feira, dia de maior público, são atendidos em média 1,5 mil pessoas, esse volume cai para 900 nas quintas e sextas-feiras. “Aconselhamos que as pessoas venham à agência nas quintas e sextas feiras, quando terão mais tranqüilidade”. Horário de pique – Com o remanejamento de horário as equipes de atendentes irão coincidir pelo menos duas horas de trabalho, o que oferecerá maior volume de funcionários atuando na hora de maior pique. A primeira equipe começará a trabalhar às 7h da manhã e encerrará o expediente às 13h. E a segunda começa às 11h e vai até a 17h. Assim, entre 11h e 13h, as duas estarão trabalhando juntas. “Esperamos que com essa concentração de pessoal possamos agilizar a entrega de senhas e dar mais rapidez ao trabalho”, comenta Cintia Veiga, supervisora do Centro de Atendimento. Cadastro rápido – O próprio trabalhador pode chegar na agência e pegar a sua senha, dirigindo-se em seguida ao telecentro. Ali estão disponíveis computadores, onde ele próprio poderá preencher o seu cadastro enquanto espera a hora de ser chamado. Com isso irá agilizar o trabalho e poderá sair rapidamente para seus outros afazeres. O mesmo procedimento pode tomar aquele que vai se habilitar ao seguro-desemprego. Neste caso também é preciso preencher o cadastro. Quem tiver computador em casa já pode sair de lá pronto para ser atendido e não perderá tempo em filas longas. O cadastro pode ser preenchido através do site da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social: www.setp.pr.gov.br.