A Agência do Trabalhador de Tibagi e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram nesta quinta-feira (27) a segunda parte do evento itinerante para qualificação de trabalhadores e empresários do comércio. Na quarta-feira (26) donos de lojas e estabelecimentos comerciais participaram de palestras e receberam técnicos no local de trabalho. Hoje o foco foi na qualificação dos trabalhadores, que participaram de seminários e treinamentos. A experiência deu tão certo que a cidade deve receber uma unidade fixa do Sebrae.
De acordo com o coordenador da Agência do Trabalhador da cidade, Maurício Chizini Barreto, a idéia surgiu da percepção de que faltavam pessoas qualificadas para trabalhar com vendas. “Detectamos a existência de uma grande rotatividade de trabalhadores no comércio e entramos em contato com os empresários, descobrimos então que o problema é a falta de técnicas apropriadas para melhorar o atendimento”. Segundo ele, o setor contrata principalmente pessoas sem experiência e com idade entre 16 e 18 anos.
Intitulado de Sebrae Itinerante, o ciclo de palestras conta com a parceria da Prefeitura Municipal, da Cohapar, do Provopar, da Associação Comercial de Tibagi e da Sanepar. A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, que coordena os serviços prestados pelas 245 Agências do Trabalhador do Paraná, também apóia iniciativas como o evento, que foi elogiado pelo secretário Nelson Garcia.
Garcia explica que a Secretaria tem apoiado e divulgado as ações das Agências, que têm como objetivo estimular o desenvolvimento e o crescimento econômico das cidades em que atuam. “Um dos serviços mais importantes ofertados pelas Agências do Trabalhador é criar uma ponte entre empregado e empregador. Mas elas podem fazer muito mais do que apenas intermediar a mão-de-obra, elas podem criar situações para otimizar este processo e ser ainda mais úteis para a população”, comentou.
Para o secretário, é importante que iniciativas municipais sejam incentivadas e estimuladas. “O governador Roberto Requião entende que cada cidade tem características próprias e que estas particularidades devem ser respeitadas e trabalhadas pelo Governo do Estado. Por isso apoiamos projetos como das Agências do Trabalhador de Tibagi, de Bandeirantes, Cascavel e tantos outros”, disse ele.
O projeto Sebrae Itinerante atendeu nestes dois dias mais de 250 pessoas, entre trabalhadores e empresários, e visitou mais de 16 micro empresas da cidade. A experiência surpreendeu os técnicos do Serviço, que receberam vários pedidos para continuar o trabalho de qualificação e anunciaram que Tibagi deve receber em breve uma unidade fixa do Sebrae.
Agência do Trabalhador e Sebrae orientam trabalhadores e empresários em Tibagi
A Agência do Trabalhador de Tibagi e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promovem evento com palestras e consultoria a pequenos empresários e empreendedores e firmam parceria para qualificar trabalhadores do comércio
Publicação
27/03/2008 - 15:50
27/03/2008 - 15:50
Editoria