A Agência do Trabalhador de Maringá, Noroeste do Estado, realiza mutirão, neste sábado (14) e domingo (15), para agilizar o atendimento de quem precisa dar entrada no seguro-desemprego. O plantão será das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, exclusivamente para o pedido do benefício. As senhas já podem ser retiradas a partir desta quinta-feira (12).
De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o objetivo é reduzir o tempo de espera e tornar mais rápida a solicitação do seguro, para que os trabalhadores não percam o prazo de encaminhamento, primeiro pela greve da Caixa Econômica Federal, e agora pela greve dos funcionários do Ministério do Trabalho (MTE). Segundo ele, eventos semelhantes também podem ser realizados em outras cidades paranaenses.
“O atendimento em regime de plantão é uma medida pelo trabalhador, que precisa receber o dinheiro do seguro-desemprego para pagar as contas e manter a casa funcionando, principalmente neste período de festas de fim de ano. Já realizamos mutirões em outras ocasiões, em Curitiba, Ponta Grossa e Umuarama, e se necessário realizaremos novamente nas próximas semanas”, explica Garcia.
Muitas pessoas que precisavam dar entrada no beneficio tiveram que esperar o fim da paralisação dos funcionários da Caixa, isto gerou um acúmulo na demanda e filas nas 252 Agências do Trabalhador do Estado. “Agora, com a greve no MTE, o problema continua e precisamos pensar em soluções para minimizá-lo”, completa ele
No Paraná, as Agências do Trabalhador continuam encaminhando os pedidos de seguro-desemprego. Entretanto, com a paralisação dos servidores do Ministério do Trabalho, não é possível formalizar recursos para receber o beneficio nem solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social – funções exercidas pelo Governo Federal. A orientação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência Social e Ação Social (Sindprevs) é que, caso o dinheiro não chegue em até 30 dias, o trabalhador entre com recurso nas Delegacias Regionais do Trabalho.