A Agência do Trabalhador de Curitiba bateu recorde de intermediação de mão-de-obra em março de 2009. Apesar da crise financeira mundial, 1.711 pessoas foram colocadas no mercado formal de trabalho, através do serviço gratuito prestado pelos Governos Estadual e Federal. Foi o melhor resultado alcançado desde 1977, quando o Sistema Público de Empregos – SINE - começou a funcionar no Paraná. Faltaram candidatos para preencher as mais 5.620 vagas de emprego disponíveis.
Para o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, os números mostram uma recuperação na economia da Capital. “Acredito que os resultados da Agência do Trabalhador apontam para uma discreta retomada do nível de empregos em toda Região Metropolitana de Curitiba. Vale lembrar que muitas das vagas disponibilizadas na Agência são para trabalhar nas demais cidades da RMC”, explica.
Setores - As atividades econômicas que mais contrataram, através da Agência do Trabalhador, foram o comércio, os supermercados, o setor de serviços e de alimentação. De acordo com Rafael Aurélio dos Santos, gerente da Agência, muitos candidatos trocaram de função e foram empregados em setores diferentes daqueles em que tinham experiência.
“Quem trabalhava em indústria, por exemplo, teve de procurar oportunidades em outras áreas. Por isso, aquelas atividades que não exigem experiência ou qualificação são as que mais empregaram”, analisa.
Ainda segundo ele, 149 trabalhadores que tinham direito ao seguro-desemprego optaram por voltar ao mercado de trabalho e deixar de receber o benefício. “Neste momento de crise o importante é garantir a carteira assinada. Estas pessoas entendem que quanto mais tempo fora do mercado de trabalho, mais difícil será a volta”, diz ele.
Atendimento - A Agência do Trabalhador de Curitiba atende em oito pontos da capital. A sede do Centro fica na rua Pedro Ivo, 744. Também existem postos nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Carmo, Fazendinha, Santa Felicidade e Pinheirinho, além do posto no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep).
Na agência central, o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 07:10 horas até 16:30 horas. Nos postos, o atendimento vai das 08:00 horas até 17:00 horas. O serviço é gratuito e para fazer o cadastro o trabalhador deve ter em mãos a carteira de trabalho, documento de identidade e comprovante de residência. Para saber mais ligue (41) 3883-2200 ou acesse www.setp.pr.gov.br.
Agência do Trabalhador de Curitiba tem o melhor desempenho desde 1977
Em março, apesar da crise financeira mundial, 1.711 pessoas foram colocadas no mercado formal de trabalho. Foi o melhor resultado alcançado desde 1977
Publicação
06/04/2009 - 14:40
06/04/2009 - 14:40
Editoria