Interessados em participar de cursos gratuitos de qualificação profissional podem se dirigir na próxima segunda-feira (29) até a Agência do Trabalhador de Curitiba. Para se inscrever, o candidato deverá possuir o perfil exigido em cada um dos programas.
Para os beneficiários do Programa Bolsa Família, de Curitiba, são mais de 2,5 mil vagas em cursos nas áreas da construção civil e turismo.
Os cursos fazem parte Plano Setorial de Qualificação para Beneficiários do Programa Bolsa Família (Planseq Bolsa Família). Os interessados devem comparecer até a Agência do Trabalhador munidos de carteira de identidade (RG), carteira de trabalho e o Número de Identificação Social (NIS) ou PIS.
Com a média de 200 horas/aula, serão 80 horas em sala e 120 horas de aulas práticas, preferencialmente no canteiro de obras, já com carteira assinada.
Após esta etapa, o trabalhador passa por classificação para ser efetivado por tempo indeterminado. O compromisso é de que, no mínimo, 45% dos trabalhadores sejam contratados formalmente.
Candidados com idade entre 18 a 29 anos e que estejam desempregados e sejam membros de famílias com renda mensal por pessoa de até um salário mínimo podem se cadastrar no Programa ProJovem Trabalhador. O candidato deve estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio. É preciso trazer cópia de RG e CPF, carteira de trabalho e uma declaração atualizada de escolaridade.
Ao todo, 5 mil jovens serão capacitados em Curitiba, com diversos cursos em onze áreas de atuação como administração, vestuário e mobiliário. O Ministério do Trabalho, Emprego e Renda vai disponibilizar um auxílio financeiro ao jovem participante do programa no valor de R$ 600, distribuído em seis parcelas de R$ 100. Para receber, o aluno terá que apresentar frequência de, no mínimo, 75% nas atividades do mês.
INFORMÁTICA – A Agência do Trabalhador também disponibiliza, gratuitamente, cursos de informática. O chefe da Agência, Rafael dos Santos, explica que estes cursos são realizados mensalmente, para turmas com dez alunos.
“Ao todo, são 20 horas, divididas em uma semana”, explica. A única exigência é que a pessoa não esteja empregada. De acordo com Rafael, é importante apenas reunir, na turma, pessoas com um mesmo perfil para melhor atingir os objetivos de aprendizagem.
A próxima turma terá início dia 27 de julho. Quem quiser participar deve fazer o cadastro na Agência Central de Curitiba. Os outros cursos já agendados acontecem, mensalmente, até dezembro deste ano.
MOTIVAÇÃO – No mesmo dia, a Agência realiza duas palestras gratuitas aos trabalhadores. A primeira será sobre o Teleconsulta Trabalhista, serviço gratuito para tirar dúvidas relacionadas ao trabalho. O público-alvo são pessoas desempregadas e os temas principais serão seguro-desemprego e rescisão de contrato.
Logo depois, os interessados poderão assistir uma palestra sobre empregabilidade. Os participantes terão instruções como comportamento em entrevista de trabalho, apresentação pessoal, montagem de currículo, definição de oportunidades, garantias de empregabilidade e orientação profissional.
As palestras e a divulgação dos cursos fazem parte de uma série de trabalhos realizados em comemoração ao 32° aniversário da Agência de Curitiba.
Durante a próxima semana, os trabalhadores poderão contar com outros eventos, como o Mutirão de Emprego e divulgações de programas, com a possibilidade de já saírem formalmente empregados.
Segundo o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, o objetivo das ações é aumentar as chances do trabalhador conseguir uma vaga de emprego.
Serviço:
Data: 29/06 segunda-feira
09:30h às 10:30 – Palestra do Teleconsulta Trabalhista
14:00h às 15:00h – Palestra de Empregabilidade
Local: Agência do Trabalhador de Curitiba
Rua Pedro Ivo, 744, centro - fone (41) 3883-2200