Na semana do 32.° aniversário da Agência do Trabalhador de Curitiba, que começou nesta segunda-feira (29), serão oferecidas 2.500 vagas para cursos de qualificação profissional, nas áreas de construção civil e turismo, exclusivas para beneficiários do programa Bolsa Família. Para o ProJovem Trabalhador são mais 5 mil vagas para cursos em 11 áreas, como administração, vestuário e mobiliário.
Para fazer a inscrição, os interessados devem apresentar carteira de identidade (RG), carteira de trabalho e o número de identificação social (NIS) ou PIS. Com aulas teóricas e praticas, o curso tem o compromisso de que, no mínimo, 45% dos trabalhadores sejam contratados formalmente.
Jovens com idade entre 18 a 29 anos, membros de famílias com renda mensal por pessoa de até um salário mínimo, podem se cadastrar no Programa ProJovem Trabalhador. O candidato deve estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio. É preciso trazer cópia de RG e CPF, carteira de trabalho e uma declaração atualizada de escolaridade.
Os participantes recebem ainda um auxílio financeiro no valor de R$ 600, distribuído em seis parcelas de R$ 100. Interessados em aprender informática também podem procurar a Agência. A única exigência para participar do curso gratuito é que a pessoa não esteja empregada. O início das aulas para a próxima turma será em 27 de julho. Para fazer a inscrição é preciso que o candidato apresente a carteira de trabalho.
MOTIVAÇÃO – Pela manhã, a equipe do Teleconsulta Trabalhista, serviço telefônico gratuito do Governo do Paraná, responde questões sobre direitos e deveres dos trabalhadores, seguro-desemprego e rescisão de contratos. No período da tarde, haverá palestra sobre empregabilidade. Os participantes receberão instruções como: comportamento em entrevista de trabalho, apresentação pessoal, montagem de currículo, definição de oportunidades, garantias de empregabilidade e orientação profissional.