Inaugurada no início desta semana, a Agência do Trabalhador de Carambeí, que surgiu da parceria entre a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social (SETP) e Prefeitura, possui amplo espaço para o atendimento ao público. Além do espaço, o município estará ampliando os programas oferecidos à população. “Carambeí evoluiu ao longo dos anos passando de posto avançado a condição de agência, e é fundamental para o aumento nas ofertas de emprego e o crescimento da cidade”, destacou Barbiero.
Segundo o prefeito Osmar Rickli, o município possui grandes possibilidades de emprego e renda com vocações próprias como apicultura e floricultura que já fazem parte da realidade local. “Precisamos melhorar a mão-de-obra e descobrir novas vocações. Através da Agência do Trabalhador vamos somar esforços para dar mais oportunidades ao povo de Carambeí”, disse.
Carambeí possui grandes indústrias do segmento agropecuário, que alavancam a economia local e empregam muitos trabalhadores de cidades vizinhas. “Cerca de 10 mil empregos são gerados em Carambeí, destes, a metade dos trabalhadores são de fora. Estamos buscando criar condições habitacionais para abrigar estas pessoas no município”, conta o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento, Bart Jansen, que trabalha para conquistar novos investimentos das empresas já instaladas na cidade.
Relatório da Agência do Trabalhador de Carambeí revela que 420 pessoas foram colocadas no mercado formal de trabalho no ano passado. Foram cadastradas 17 empresas, inscritos 1.640 trabalhadores e encaminhados 1.039. Já o programa Banco Social estará ampliando a divulgação no município, procurando estimular o microempreendedorismo local.
As novas instalações da Agência do Trabalhador de Carambeí possuem 150 metros quadrados de área e fica localizada na avenida dos Pioneiros, antiga sede do Banco Bamerindus, com fácil acesso dos trabalhadores e da população. Com a transformação de Posto Avançado de Atendimento para Agência do Trabalhador, o órgão estará ampliando os programas, como o Seguro Desemprego.
Qualificação – Dois novos cursos de capacitação acabam de ser autorizados pela Secretaria do Emprego e Trabalho. Em Ponta Grossa, será realizado curso na área de alimentação: panificação, confeitaria e culinária básica. As inscrições estão abertas para 20 vagas através da Agência do Trabalhador. O curso será executado pelo Senac, com duração de 160 horas e as aulas começam na segunda quinzena de fevereiro.
Em Castro, haverá um curso na área da construção civil para pedreiro e azulejista. As aulas foram iniciadas na última quarta-feira (1º), mas ainda há vagas disponíveis. Ao todo, 15 vagas são ofertadas para pessoas com mais de 16 anos. O curso está sendo executado pelo Senai, com duração de 200 horas. As aulas seguem até março, com ensino teórico em obras sociais do município.