Agência de desenvolvimento vai atender municípios do Norte e Norte Pioneiro

O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (21), no encerramento do curso internacional de Gestão Estratégica do Desenvolvimento Regional e Local
Publicação
21/05/2010 - 13:40
Editoria
O Norte e Norte Pioneiro do Estado terão uma Agência de Desenvolvimento Regional. O anúncio foi feito, nesta sexta-feira (21), no encerramento do curso internacional de Gestão Estratégica do Desenvolvimento Regional e Local, que teve início dia 3, em Jacarezinho. A agência deverá ser coordenada pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).
A criação da unidade foi resultado do pré-diagnóstico realizado por planejadores públicos que participaram do curso para fomentar o desenvolvimento regional. Este curso foi ofertado pelo Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e Uenp.
Os professores que deram o treinamento pertencem ao Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes) da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe das Nações Unidas (Cepal).
“O primeiro passo já foi dado. Na próxima semana esperamos reunir os prefeitos das Associações da região Norte e do Norte Pioneiro com o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e representantes do Ipardes. Nossa intenção será é traçar diagnóstico mais aprofundado da região com possibilidades precisas para a implantação de políticas”, explicou o pró-reitor de Planejamento e avaliação da Uenp, Ricardo Bernardeli Júnior.
MUNICÍPIOS – Durante o curso foi realizado o pré-diagnóstico para Cambará, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Ribeirão Claro e Santo Antônio da Platina. O estudo possui quatro áreas temáticas: desenvolvimento econômico e fomento produtivo, desenvolvimento social e capital humano, ordenamento territorial e infraestrutura, desenvolvimento institucional e capital social.
A iniciativa da criação da Agência de Desenvolvimento foi comemorada pelos representantes da região. De acordo com o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário para o Território do Norte Pioneiro, Antônio Ricardo Neto, o principal entrave para o desenvolvimento da região é a falta de articulação entre poder público e sociedade civil organizada.
“Infelizmente nós temos decisões centralizadas no poder público, que são imediatistas. Com a Agência, esperamos ter propostas de longo prazo, em que a sociedade será a protagonista das políticas definidas para a região. O fato de a Uenp capitanear a realização deste projeto é uma garantia a mais de que a sociedade civil terá participação efetiva”, comentou Ricardo Neto.
DIAGNÓSTICO - Para a realização do estudo, os participantes entrevistaram representantes das prefeituras e entidades como sindicatos, cooperativas, associações de bairros entre outros. O diagnóstico mostrou que o território em análise apresenta número considerável de instituições e várias organizações sociais, porém o capital social se apresenta frágil e desarticulado.
Há um forte potencial na área de educação e saúde, no entanto existe fragilidades no resultado direto à população. Existe oferta de emprego, contudo, a mão de obra disponível não apresenta a qualificação necessária. Estudos estatísticos mostram que o Norte Pioneiro é classificado como área de economia estagnada.
Entre os objetivos para alavancar o desenvolvimento da região, a educação foi a prioridade. Os técnicos relataram que o Norte Pioneiro precisa ser polo de excelência em educação e ensino em todos os níveis, visando a formação continuada, fortalecendo a agricultura familiar diversificada, o turismo, a produção agroindustrial sustentável com qualidade e a capacitação da mão de obra de acordo com as necessidades locais.
Participaram do curso representantes dos Territórios da Cidadania, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Caixa Econômica Federal, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Federal do Paraná, Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Fundação Rureco, Ministério da Integração Nacional, Emater, Ambiens Sociedade Cooperativa, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro, Sebrae, Secretaria Estadual de Planejamento e Coordenação Geral, prefeituras, Secretaria do trabalho, Emprego e Promoção Social, Secretaria Estadual da Agrocultura e Abastecimento, prefeituras de Jacarezinho, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Carlópolis e Cambará.