O cônsul-econômico da África do Sul, Jacob Moatshe, se reuniu nesta sexta-feira (07) com o diretor-presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, em Curitiba para obter informações sobre o setor mineral paranaense. Ele está no Paraná para prospectar oportunidades de negócios na área de equipamentos e serviços de mineração com empresas deste setor.
Segundo Moatshe, a África do Sul detém tecnologia de ponta na área de mineração para a operação de minas subterrâneas de grande profundidade e a céu aberto, além de tecnologia para o transporte e lavra e processamento de minérios.
A África do Sul já faz exportações isoladas de equipamentos de mineração para o Brasil e quer ampliar os negócios, principalmente com o Paraná. O país exporta equipamentos do gênero para o Chile e a Europa.
Na área de serviços de mineração, o objetivo é oferecer aos mineradores paranaenses o know-how em pesquisa geológica em geral, mapeamento, prospecção e engenharia.
O cônsul afirmou também que há possibilidades de intercâmbio das universidades e do serviço geológico da África do Sul com as universidades do Paraná, com estudantes, professores e geólogos recém-formados. Salamuni ressaltou que a África do Sul tem necessidade de profissionais da área de Geologia para o mercado de trabalho daquele país.
A África do Sul detém quase 50% da produção industrial do continente africano e é rica em recursos minerais. O país é o maior produtor mundial de ouro. Possui grandes reservas de diamante, cromita, urânio, antimônio, platina e carvão, que respondem por 60% das exportações e por 10% do PIB. O país é o principal produtor mundial de ouro e um dos líderes na extração de diamante.
Mais informações sobre oportunidades de negócios na área de mineração com a África do Sul podem ser obtidas por meio do Consulado Geral da República da África do Sul. Tel. (11) 8579-1964; (11) 3265-0441/3265-0442; fax (11) 3288-3742. E-mail: jacobm@terra.com.br
África do Sul quer parceria no setor de mineração do Paraná
Segundo o cônsul-econômico Jacob Moatshe, que esteve com o presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, o seu país busca negócios na área de equipamentos e serviços de mineração com empresas do setor
Publicação
07/03/2008 - 16:00
07/03/2008 - 16:00
Editoria