Advogado lança livro com propostas contra violência e insegurança

Marcelo Jugend já foi chefe de gabinete da Secretaria da Segurança e sempre estudou o tema
04/12/2008 - 14:31
O advogado Marcelo Jugend, estudioso da segurança pública, lança o livro “A morte do super-homem – Propostas para o enfrentamento democrático da violência e da criminalidade”. A obra reúne propostas para resolver o problema da segurança, com ênfase na democracia. O autor receberá amigos e familiares nesta sexta-feira (5), a partir das 18h, no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná, para sessão de autógrafos. “Jugend revela-se amplamente capaz de identificar erros, propor alternativas e persuadir os interlocutores sem ardis retóricos com clareza e lealdade”, comenta Luiz Eduardo Soares, secretário municipal de Valorização da Vida e Prevenção da Violência de Nova Iguaçu (RJ) e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que assina o prefácio. DESAFIOS – Segundo o escritor, a intervenção preventiva e repressiva da polícia, por melhor que fosse, não seria suficiente para dar conta dos desafios que crimes e práticas violentas representam. “Se o problema é pluridimensional, as políticas adequadas devem ser intersetoriais. Sendo assim, a violência e o crime não podem ser alvo apenas de políticas de segurança e de ações policiais. É preciso enfrentar o desafio em diversas frentes, simultaneamente.” O autor ainda comenta a centralidade das armas de fogo e a necessidade de seu controle, policiamento comunitário, crimes “invisíveis”, como os homofóbicos, econômicos e a violência doméstica. Destaca, ainda, a combinação entre eficiência e respeito aos mandamentos constitucionais e aos direitos humanos, inclusive dos policiais, a começar por sua valorização profissional. Jugend é formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado “lato sensu” em Direito Individual do Trabalho na Escola da Advogacia da Ordem dos Advogados do Brasil/Secção do Paraná e Direito Processual do Trabalho no Instituto dos Advogados do Paraná. Já atuou como chefe de gabinete na Secretaria da Segurança Pública do Paraná. CINE CLUBE – No mesmo dia, o Cine Clube Annibal Requião abre a programação do mês com a exibição de “Condenados à forca”, com Jeff Hunter. As sessões são sempre às 18h, das sextas-feiras. A entrada é grátis. A programação de dezembro segue na sexta-feira (12), com “O falso bandoleiro”, com Rocky Lane. No dia 19, será exibido “Os saqueadores”, com Rod Cameron. O último filme do mês será “Jornada para o Oeste”, com John Wayne, no dia 26.