Jovens delegados aprovam participação na VII Conferência de Direitos da Criança e do Adolescente. Dos 500 delegados, cerca de 20% são adolescentes e estão participando ativamente na definição das diretrizes que nortearão as políticas públicas estaduais infanto-juvenis para os próximos 10 anos e que serão enviadas como colaboração paranaense à Conferência Nacional, que ocorre no final do ano em Brasília.
Para a secretária da Criança e Juventude, Thelma Alves de Oliveira, a presença dos adolescentes na conferência enriquece a discussão. “Conseguimos trazer o olhar deles para a discussão e eles têm como ganho a ampliação de vivência cultural”, disse. “Estamos formando líderes”, afirmou.
“Todos estão preocupados com as mudanças positivas que a conferência pode gerar”, disse Messias Dídimo Andrade, de 16 anos, de Foz do Iguaçu, que durante a solenidade de abertura emocionou os participantes ao lembrar aos demais delegados que enquanto eles estavam discutindo o futuro ainda havia crianças tendo seus direitos desrespeitados. “Teremos, com certeza, um excelente resultado no final destes debates”, avaliou.
Willian Rafael Bilches, de 17 anos de idade, de Jacarezinho, disse que nunca havia participado de algo tão importante. “Estou feliz, pois nós jovens estamos tendo espaço de manifestação”, disse.
Para Crislaine Gomes Crisostomo, de 16 anos, do município de Guaíra, a participação dos jovens é importante neste processo. “Pudemos trabalhar em conjunto com os demais delegados, complementando ideias e ajudando a formatar as diretrizes”, afirmou.
“Estamos nos empenhando para fazer o melhor na defesa dos nossos direitos”, afirmou Dyonatha Konig, de 16 anos, do município de Serranópolis do Iguaçu.
Adolescentes ajudam na formatação das políticas públicas infanto-juvenis
Dos 500 delegados que participam na VII Conferência de Direitos da Criança e do Adolescente, 20% são adolescentes e estão participando ativamente na definição das diretrizes que nortearão as políticas públicas estaduais
Publicação
23/09/2009 - 17:06
23/09/2009 - 17:06
Editoria