Administração, educação e segurança são as três áreas do governo do Paraná que aparecem no topo da lista dos temas mais comentados, em fevereiro, para Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, e que resultaram em procedimentos instaurados. Foram encaminhados para os órgãos competentes para averiguação e posterior envio de resposta aos cidadãos, 547 registros.
Para o secretário especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral, Luiz Carlos Delazari, a participação da população no órgão – com sugestões, críticas e denúncias sobre variados assuntos – é de extrema importância. “Com os relatos das pessoas que utilizam os serviços prestados pelo Estado conseguimos fazer o diagnóstico da atuação do governo e identificar as áreas que precisam de mais atenção”, afirma. “Conseqüentemente, a administração estadual pode promover melhorias e tornar o serviço público ainda mais eficiente”, finaliza.
Do total, 201 abordavam temas relacionados à administração do Estado, e alguns pediam informações sobre cargos e salários, concursos, documentos e programas de governo. Outros quiseram mais dados sobre o Sistema de Assistência à Saúde do Servidor (SAS) e sobre licitações, além de informações gerais, como telefones e endereços de órgãos públicos.
Na área de segurança, foram instaurados 57 procedimentos. Os cidadãos que entraram em contato com a Ouvidoria pediram mais policiamento nos bairros onde moram e reclamaram de perturbação de sossego por causa de pessoas que escutam música em volume muito alto. Também foram recebidas denúncias sobre tráfico de drogas.
Já no setor de educação, os assuntos mais freqüentes abordados em fevereiro foram pedidos de informações sobre material escolar e matrículas, dúvidas sobre serviços prestados em núcleos regionais e distribuição de aulas a professores da rede estadual, além de pedidos de dados sobre o ensino superior no Estado.
No último mês, a Ouvidoria também atendeu pessoas que fizeram solicitações de informações, denúncias, reclamações e sugestões sobre temas relacionados à saúde – como o fornecimento de remédios e serviços prestados por hospitais –, pedidos de aposentadoria, falta de água, obras de saneamento, fiscalização ambiental, direitos do consumidor, fornecimento de energia elétrica, manutenção de estradas e sonegação de impostos.
BOX – Maior parte dos atendimentos foi feita pela internet
De acordo com dados da Ouvidoria, em fevereiro foram realizados 636 atendimentos à população. A maior parte foi feita pelo site da instituição (61,48%). O segundo meio de comunicação mais utilizado foi o telefone (35,22%). Os cidadãos também procuraram o órgão por carta e pessoalmente (3,30%).
Alguns atendimentos foram resolvidos no momento do contato com a Ouvidoria. O restante resultou em procedimentos instaurados, que foram encaminhados para os órgãos responsáveis pelos assuntos tratados. A maioria dos registros foi de solicitações de informações (205). Também foram feitas reclamações (182) e denúncias (135), além de sugestões e elogios (25) sobre o governo do Paraná.
Serviço – Os cidadãos paranaenses podem entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone gratuito (0800-411113), pessoalmente ou por carta, na Rua Comendador Araújo, 711, no bairro Batel, em Curitiba, Paraná. O CEP é 80.420-000. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h. Para fazer registros pela internet, os interessados devem acessar o site www.pr.gov.br/ouvidoria e clicar no link “Fale com o Ouvidor”.