Acesso para Campina do Simão recebe R$ 10,9 milhões para pavimentação

São 16,8 quilômetros que vão ligar o distrito de Cerro Verde à PR-364
25/02/2010 - 17:00

O secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, assinou nesta quinta-feira (25), em Campina do Simão, região Central do Estado, ordem de serviço para pavimentação da estrada de acesso ao município. Com a aplicação de R$ 10,9 milhões, serão asfaltados 16,8 quilômetros, da via que liga o distrito de Cerro Verde à PR-364.
“Sabemos que esta é uma obra importante para a comunidade. Ela vai garantir trafegabilidade no local, além de beneficiar o transporte da população. Com a conclusão das obras, o município estará ligado à malha rodoviária do estado, o que trará, sem dúvida, desenvolvimento”, ressaltou Tizzot. Os trabalhos devem ser iniciados nas próximas semanas.
As obras fazem parte da segunda etapa da pavimentação da estrada. Os primeiros 13 quilômetros da via, entre Campina do Simão e Cerro Verde, já haviam recebido asfalto em 2006, com a aplicação de R$ 2,3 milhões. Campina do Simão é um dos poucos municípios sem acesso pavimentado no Estado.
INVESTIMENTOS – O secretário lembrou que o governo do Paraná já investiu R$ 1,5 bilhão na construção, recuperação e preservação de rodovias. “Quando assumimos o governo, as estradas estavam em péssimas condições. Entendemos que todo governo deve ter um programa de conservação de estradas. De nada adianta construir, se não há manutenção. Os investimentos do governo abrangem não apenas o transporte, mas educação, saúde, segurança e cultura. É mais qualidade de vida a todos os paranaenses”, disse Tizzot.
Para o prefeito do município, Emilio Lazzaretti, a pavimentação asfáltica será fundamental para o desenvolvimento do município. “Campina do Simão precisava urgentemente dessa obra. Nunca seremos uma cidade desenvolvida sem esta ligação asfáltica. Como criar empregos se não há ligação de asfalto. Muitas empresas nos procuram, mas hesitam em se instalar na cidade por não termos uma rodovia de qualidade”, disse.
“Com as chuvas, o trecho sem asfalto fica intransitável. O acesso é muito difícil. Em março será licitada uma nova escola para a cidade, mais um presente do governo do Paraná. Serão 11 salas de aula e um investimento de R$2 milhões. Em breve também seremos contemplados pelo programa Biblioteca Cidadã`. São muitos investimentos, só temos a agradecer o governador Roberto Requião”, acrescentou o prefeito.
MELHORIA – O acesso feito por estrada de terra prejudica o escoamento da produção e o deslocamento da população, dificultando o desenvolvimento e crescimento da região. “É a melhor coisa que vai acontecer em nosso município. Nos dias de chuva não temos acesso à cidade. Trabalho há 15 anos como caminhoneiro e posso dizer por experiência que o asfalto será muito importante para o crescimento de Campina do Simão. As estradas recuperadas pelo governo são excelentes”, destacou o campinense Vicente Wogner.
“Esperamos a pavimentação por muitos anos. Muitas empresas procuram a cidade. A região tem um grande potencial para industrias madeireiras, temos aqui muitas áreas de reflorestamento. Moro há 12 anos nesta cidade e quero acompanhar de perto a transformação que vai acontecer quando tivermos acesso asfáltico”, afirmou o empresário Celso Zimerman, proprietário de uma industria madeireira de Capina do Simão.
O projeto da obra foi elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O município vai dar suporte para a conservação dos serviços, liberação da faixa de domínio, remanejamento de cabos de energia, redes de telecomunicações e redes de água.
“As obras irão valorizar os imóveis e terrenos de Campina do Simão. Esta ação nos mostra a opção preferencial do governo do Paraná pelos municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Requião utiliza recursos estaduais para trazer desenvolvimento a esta comunidade”, disse o deputado estadual Alexandre Curi.
OUTROS ACESSOS – Estão em fase final os trabalhos de pavimentação do acesso a Diamante do Sul (PR-670), no Oeste do Estado, com 12,6 quilômetros de extensão. Os investimentos são de R$ 7,7 milhões. Com o fim dos trabalhos, a região terá todos os municípios ligados por vias asfaltadas. Além da implantação, a ligação vai ficar mais segura com a construção de uma trincheira no cruzamento com a BR-277. Nos serviços, em andamento, são aplicados R$ 961 mil.
O Governo do Estado garantiu o fim do isolamento de outros quatro municípios paranaenses. Em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, foram investidos R$ 31 milhões na pavimentação da estrada que liga o município a Rio Branco do Sul. Foram aplicados R$ 2 milhões na pavimentação do acesso que liga Ariranha do Ivaí a Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Outro R$ 1,5 milhão foi aplicado para asfaltar a estrada municipal entre a PRC-466 e Boa Ventura de São Roque, e R$ 5,3 milhões para integrar Reserva do Iguaçu à Usina de Segredo e ao município de Foz do Jordão.