A implantação em Ponta Grossa do sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus do Transporte Coletivo, anunciada pela empresa concessionária na semana passada, foi comemorada durante uma reunião da Associação dos Grupos da Terceira Idade de Ponta Grossa (AGIPG), que aconteceu na sede da Associação Comercial, no dia 15.
A medida, segundo a entidade, é uma resposta ao documento solicitando ao Ministério Público providências pelo desrespeito com a pessoa idosa no Transporte Coletivo, encaminhado pelo Escritório Regional da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social em outubro do ano passado. Hoje, ao embarcar nos ônibus, os idosos são impedidos de passar a catraca e obrigados a ficar na parte da frente do veículo, num espaço muito restrito.
O anúncio da implantação do novo sistema, prevista a partir de abril, causou muitos questionamentos das coordenadoras dos Grupos da Terceira Idade durante a reunião da AGIPG. Na próxima reunião da entidade serão convidados um representante da empresa concessionária do Transporte Coletivo e da Prefeitura para esclarecer as dúvidas sobre o credenciamento e o funcionamento do sistema.
Também durante o encontro, as coordenadoras aprovaram a elaboração de um documento que será encaminhado ao promotor de Justiça Fuad Faraj, manifestando o reconhecimento dos idosos pela ação do Ministério Público cobrando providências da empresa concessionária do Transporte Coletivo pelo desrespeito com a pessoa idosa.
As coordenadoras apresentaram as dificuldades para o funcionamento dos Grupos da Terceira Idade na cidade, como por exemplo a cobrança de taxas e aluguel dos locais das reuniões nos bairros pelas Paróquias e Associação de Moradores, que está levando alguns grupos à paralisação das atividades. Sobre este problema, uma reunião com o bispo diocesano e o presidente da União das Associações de Moradores de Ponta Grossa estará buscando uma solução.
Outras dificuldades enfrentadas pelos Grupos da Terceira Idade serão apresentadas ao prefeito Pedro Wosgrau Filho durante uma audiência que será solicitada pela entidade nos próximos dias. As coordenadoras dos Grupos estão realizando um levantamento das principais reivindicações.
A Associação dos Grupos da Terceira Idade, criada no início do ano passado, defende a união dos Grupos existentes na cidade em busca de melhores condições de funcionamento e a implantação das políticas públicas para a Terceira Idade. A entidade atua ainda para firmar parcerias e convênios com instituições de ensino superior e empresas da cidade, procurando oferecer serviços e descontos para os idosos.
Integram a diretoria da AGIPG: Bernadete Prestes, da Casa da Terceira Idade Irmã Dulce, do Santa Paula; Regina Guimarães, do Grupo da Terceira Idade da Vila Vicentina; Eloy de Meira e Silva, do Grupo da Terceira Idade do Jardim Paraíso; Maria Fogaça, do Grupo da Terceira Idade da Santa Maria e Onadir Mendes Andrade, do Grupo da Terceira Idade São Francisco de Assis, da Vila Borato.
Acesso ao transporte coletivo para idosos em Ponta Grossa será facilitado
A medida é uma resposta a documento solicitando ao Ministério Público providências pelo desrespeito com os idosos no Transporte Coletivo encaminhado pela Secretaria estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social
Publicação
20/02/2006 - 16:25
20/02/2006 - 16:25
Editoria