Ação Cooperar reúne quase 5 mil pessoas em São José dos Pinhais

Promovido pela Cohapar e Provopar em conjunto com o projeto Viva o Bairro, da prefeitura, o evento levou cidadania, serviços públicos e diversão aos moradores do Jardim Ipê, Jardim Alegria e bairros vizinhos
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10/10/2005 - 17:25
Editoria
Quase cinco mil pessoas participaram neste sábado (8) da quinta etapa do projeto Ação Cooperar, realizada em São José dos Pinhais. O evento, promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) em conjunto com o projeto Viva o Bairro, da prefeitura, levou cidadania, serviços públicos e diversão aos moradores do Jardim Ipê, Jardim Alegria e bairros vizinhos. O Jardim Alegria, maior ocupação irregular de São José dos Pinhais, está em processo de regularização fundiária por meio da parceria entre a Cohapar e a prefeitura no programa Direito de Morar. Pelo convênio assinado em julho, a Cohapar irá administrar os contratos de regularização dos 891 lotes da ocupação, que existe há 14 anos. A Cohapar também será responsável pelo financiamento dos lotes, que poderão ser pago em seis, dez ou 15 anos. Se preferir, o morador pode optar pelo pagamento à vista. Os recursos arrecadados com as prestações pagas pelos moradores serão repassados pela Cohapar ao Fundo Municipal de Habitação de São José dos Pinhais. Cidadania - Durante todo o dia, quem passou pelo Ação Cooperar teve acesso gratuito a serviços como emissão gratuita de carteira de identidade e de trabalho, cabeleireiro, manicure, orientações sobre economia de energia elétrica e serviços jurídicos. Aparecida Maria Pereira e Jacinto Ramos Pereira. Separados há doze anos, eles aproveitaram o posto da Defensoria Pública instalado no Ação Cooperar para oficializar o divórcio. “Éramos amigos quando nos casamos, e continuamos amigos agora que estamos separados. Brigar para quê?”, explicou Jacinto, 69 anos, enquanto aguardava o atendimento, ao lado da atual esposa e do atual companheiro da ex-mulher, de quem é amigo. Enquanto isso, Aparecida, que vive no Jardim Alegria, falava da expectativa pela regularização de seu lote. “A vida será 100% melhor sabendo que sou dona de meu pedaço de chão”, falou. Também moradora do Jardim Alegria, Ivânia Maria de Jesus Souza ficou satisfeita com o Ação Cooperar. “Está ótimo, minhas filhas (de dez e cinco anos) estão brincando em segurança e eu também posso aproveitar”, disse, enquanto era atendida por uma das manicures que trabalhou voluntariamente no evento. Parceria - “Projetos como o Ação Cooperar e o Viva o Bairro levam a administração pública para perto de quem mais precisa dela”, elogiou o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Antonio Benedito Fenelon, o Toninho da Farmácia, ele mesmo morador do Jardim Ipê. “É mais um fruto de sucesso de nossa parceria com a Cohapar, que está tirando da clandestinidade o Jardim Alegria.” “Mais que construir casas, a Cohapar tem como objetivo o resgate da cidadania. É com isso em mente que junto com o Provopar criamos o Ação Cooperar”, disse o presidente da empresa, Luiz Claudio Romanelli. “Com essa ação concetrada, levamos informações e serviços sociais que têm efeitos imediatos na melhoria da qualidade de vida”, explicou o superintendente de Relações Comunitárias da Cohapar, João José de Arruda Júnior. A quinta etapa do Ação Cooperar foi realizada por Cohapar, Provopar e prefeitura de São José dos Pinhais com o apoio de Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Companhia Paranaense de Energia (Copel), Defensoria Pública do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Delegacia Regional do Trabalho de São José dos Pinhais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Instituto de Identificação do Paraná, Cartório Distrital do Uberaba e Secretaria de Estado da Saúde. (BOX) Os números do Ação Cooperar Mais de 4,5 mil participantes 59 carteiras de identidade emitidas 112 carteiras de trabalho emitidas 180 fotografias para carteira de identidade e de trabalho 270 cortes de cabelo 200 atendimentos de manicure 20 atendimentos para o programa Luz Fraterna da Copel 200 brindes educativos da Copel distribuídos 100 atendimentos da Sanepar (Tarifa Social e outras informações) 500 mudas de plantas e 700 folders educativos distribuídas (IAP) 500 visitas ao estande educativo do Corpo de Bombeiros 74 atendimentos da Defensoria Pública do Paraná (nas áreas de Família, Cível, Criminal, Juizados Especiais, Registros Públicos e Mediações) 3.000 crianças nas atividades recreativas (brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, touro mecânico, muro de escalada) 45 atendimentos do Cartório Distrital do Uberaba 1.200 folders educativos distribuídos pela Secretaria da Saúde (Informações sobre gravidez, hanseníase, aleitamento materno e tuberculose) 150 atendimentos para medição de pressão arterial 3.500 espectadores nas apresentações artísticas

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