Mais de 2 mil pessoas participaram neste domingo (17) da segunda etapa do Ação Cooperar na Vila Jardim União, em Curitiba. O evento, uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), levou serviços, palestras, atividades e diversão aos moradores da região.
Nem mesmo o frio e a chuva impediram que os moradores da vila e de bairros próximos aproveitassem o Ação Cooperar. Durante todo o dia, foram emitidas 72 carteiras de trabalho e 57 documentos de identidade. Integrantes do grupo Voluntários em Ação realizaram 118 cortes de cabelo, alunos de educação física das faculdades Dom Bosco fizeram 52 avaliações físicas.
“Ficamos satisfeitos com os resultados desta segunda etapa. É gratificante ver a união entre diversos órgãos do poder público e o voluntariado, levando cidadania a uma população marginalizada”, disse o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli.
Ele participou do encerramento do evento ao lado do superintendente de Relações Comunitárias da empresa, João José de Arruda Junior, da assistente social do Provopar, Ana Carolina Igeski, do presidente da Associação dos Moradores da Vila Jardim União, Altair Gois, da presidente da Associação de Moradores da Planta Evaristo, Dircélia Grismani, e da presidente da Associação de Moradores do Solitude II, Noemia Maria Refosko.
“Criamos o Ação Cooperar com a intenção de integrar a comunidade ao poder público. A Cohapar considera que moradia digna é cidadania, assim como os serviços que procuramos levar a comunidades carentes em eventos como o deste domingo”, falou Arruda.
“Ficamos satisfeitos com o Ação Cooperar. É muito bom que o poder público traga para a comunidade direitos e serviços de que nem sempre a população carente tem conhecimento”, afirmou Gois.
Direitos e diversão - “Vivo separado de minha primeira esposa e vim buscar orientação sobre como oficializar o divórcio. Fiquei satisfeito, agora já sei quais são os meus direitos e o caminho a seguir”, disse o motorista Juarez da Silva, morador da Vila Jardim União. Acompanhado da mulher, ele foi o primeiro a sentar-se à mesa da Defensoria Pública, a novidade da segunda etapa do Ação Cooperar. Funcionários do órgão prestaram orientações sobre Direito Cível, Familiar, Previdenciário e Criminal.
“Quando soubemos do Ação Cooperar, já nos programamos para vir aqui fazer a carteira de trabalho dela”, falou Rosana Carola, que acompanhou a filha, Desiree Angélica Carola, 16 anos. Com o documento na mão, as duas se preparavam para aproveitar as atrações do evento. “Vou buscar as crianças para brincar um pouco”, afirmou Rosana, que vive na Vila Audi.
O pintor Daniel Francisco de Souza aproveitou o Ação Cooperar para fazer uma avaliação de saúde. “A pressão está boa, mas descobri que tenho que emagrecer um pouco”, disse. Morando na Vila Jardim União há oito anos, ele está satisfeito com a regularização fundiária que está em curso na ocupação, resultado do trabalho conjunto da Cohapar com a Terra Nova Regularizações Fundiárias, Copel, Sanepar e Cohab-CT. “Nossa vida está melhor”, afirmou.
Além dos serviços, os moradores da região aproveitaram atividades de lazer e cultura, como brinquedos para crianças, shows e palestras educativas. O Provopar sorteou três fogões de quatro bocas entre os participantes.
O Ação Cooperar é uma parceria de Cohapar e Provopar com Copel, Sanepar, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Defensoria Pública, Instituto de Identificação do Paraná, Secretaria de Estado do Emprego, Trabalho e Promoção Social (SETP), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP), Caixa Econômica Federal, Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, grupo Voluntários em Ação, Faculdades Dom Bosco e Associação de Moradores da Vila Jardim União.
(BOX)
Números da segunda etapa do Ação Cooperar
Emissão de 57 carteiras de identidade com isenção de taxa
Emissão de 72 carteiras de trabalho
52 avaliações de saúde e medição de pressão
Sanepar - Tarifa Social e renegociação de serviços: cerca de 70 atendimentos
Copel - atendimento comercial, orientação sobre segurança, programas sociais: cerca de 100 atendimentos
118 cortes de cabelo
Companhia de Habitação do Paraná
Curitiba, 18 de julho de 2005
Assessoria de Imprensa
Tel.: (41) 3312 5820