Quem compareceu à 35.ª etapa do Ação Cooperar, no Bairro Novo, em Curitiba, teve a oportunidade de se tornar doador de medula óssea e contribuir para a recuperação de pacientes que necessitam de transplante. Além disso, os moradores do bairro e da região puderam, durante o sábado (8), fazer documentos, receber informações sobre os programas do governo do Estado e participar de atividades culturais e recreativas. “O Ação Cooperar é um programa que cuida do que é mais essencial na vida das pessoas, que é a cidadania”, disse o vice-governador Orlando Pessuti.
O mutirão Ação Cooperar é um programa do governo do Estado, promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e patrocínio da Caixa Econômica Federal. O programa leva à população serviços de caráter imediato e essenciais para o desenvolvimento da cidadania. Esta etapa foi realizada das 9 às 17 horas, no Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard.
Pessuti lembrou que o programa é uma forma de promover a inclusão social. “O Ação Cooperar, o Mutirão da Cidadania e o Paraná em Ação são três ações de governo que propiciam ao cidadão conhecer programas do governo voltados à inclusão social, a atender pessoas que não estão incluídas do ponto de vista da cidadania”, declarou.
“Este programa Ação Cooperar demonstra, na prática, que estamos exercendo e honrando o compromisso de estar mais próximo de quem mais precisa efetivamente da ação do governo”, enfatizou o vice-governador. “Trazer o Ação Cooperar para o Sítio Cercado e Bairro Novo, com esse conjunto de serviço e com essas pessoas que estão aqui para ajudar a solucionar os problemas de outras pessoas, é estar próximo de quem mais precisa de governo”, concluiu.
O presidente da Cohapar, Rafael Greca, afirmou que a tarefa da Companhia vai além da construção de casas para as famílias paranaenses, o que justifica a promoção do mutirão de cidadania. “A família também é promovida quando se faz identidade, quando se fornece documentação e quando se educa o povo. O Ação Cooperar está dentro daquilo que o governador Roberto Requião e eu acreditamos, que governar é bem educar”, afirmou.
“A Cohapar, como a Caixa Econômica, Provopar e Governo do Paraná, ofereceram serviços como Conta Fácil da Caixa e Cartão Cidadão, até serviços de confecção de carteira de trabalho e de identidade”, lembrou Greca. “O Ação Cooperar foi um sucesso de público e serviços. Fizemos mais de 200 carteiras de identidade e mais de 200 carteiras de trabalho. Fiquei muito feliz em fazer esse Ação Cooperar nesta região que é a mais populosa da cidade”, completou.
MORADORES – Na avaliação do presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Novo C, José Aparecido da Silva, programas como o Ação Cooperar devem acontecer freqüentemente. “Este programa veio ao encontro das necessidades dos moradores da região que precisam de documentos como carteira de trabalho e, principalmente, de identidade. Vamos trabalhar para que este evento aconteça mais vezes e que possamos levá-lo para outros bairros próximos, atendendo um número maior de pessoas”, afirmou.
A diretora do Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, Francislea Ishikiriyama Jorge, onde foi realizada a 35.ª etapa do Ação Cooperar, avaliou sua importância. “A importância do projeto é imensa, a começar pela escola. Temos como exemplo os nossos alunos que, ao ir para o ensino médio, necessitam de carteira de identidade e não têm condições de pagar pelo documento”, disse.
“É uma felicidade participar desse evento. Há algum tempo estamos batalhando para a realização deste evento aqui, por conhecermos o projeto e sua importância”, afirmou. “Este projeto beneficia não apenas a comunidade, mas, principalmente, a escola e colabora para a formação da visão que a comunidade tem dela. Cada vez que a comunidade passa a participar mais da escola, mais aumenta o respeito por ela”, ressaltou.
BENEFÍCIOS – Os alunos do colégio tiveram benefício extra. Técnicos da Sanepar que trabalhavam como voluntários durante o evento, constataram que a água do reservatório da escola estava sem cloro. De imediato, uma equipe da Sanepar, especializada foi acionada, e ainda durante a manhã do sábado (8), a água limpa estava garantida.
Além disso, uma equipe do Hemepar cadastrou doadores de medula óssea e fez coleta de sangue durante o evento. Os visitantes com mais de 18 anos e menos de 55, que quiseram se tornar voluntários, tiraram apenas 10 ml de sangue, garantindo seus cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
Para as crianças, o Provopar Ação Social preparou uma programação especial com o projeto “Bocão e os Vampiros do Paraná”, com objetivo de ensiná-los como cuidar da higiene bucal. A 35.ª etapa do Ação Cooperar também foi marcada por diversas atrações artísticas e recreativas, com teatro, shows de dança e música, e apresentação do grupo de axé Balança Brasil e a dupla Willian e Renan.
PARCEIROS – Foram parceiros na 35.ª etapa do Ação Cooperar no Bairro Novo, em Curitiba: Companhia de Informática do Paraná (Celepar); Companhia Paranaense de Energia (Copel); Defensoria Pública do Paraná; Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran); Secretaria do Meio Ambiente do Paraná (Sema); Ministério do Trabalho (DRT Curitiba); Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Institutos de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem); Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR); Instituto de Oncologia do Paraná; Escola Paranaense de Cabeleireiros; Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Tuiuti do Paraná; Secretaria de Estado da Educação; Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard.