O município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), recebeu neste sábado (30) a 27.ª edição do Ação Cooperar, um mutirão de serviços públicos e de atividades recreativas e lazer realizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar). De acordo com os organizadores do evento, até o final do dia cerca de 4 mil pessoas receberam atendimento na Escola Municipal Gabriel Ângelo Sampaio, local onde foi realizado o Ação Cooperar.
Para a presidente da Cohapar, Rafael Greca, o Ação Cooperar é uma forma de aproximar o Governo da comunidade. “É preciso tirar os governos da burocracia que os envolve, dos palácios distantes. Trata-se de uma mobilização contra o crime, porque quando o povo é acolhido, a criminalidade diminui”, disse. Na avaliação de Greca, o sucesso do evento é resultado do trabalho de parceria com o município de Fazenda Rio Grande. “Trouxe o abraço do governador Requião e saio muito feliz por estar mais perto do povo”, completou o presidente.
O prefeito de Fazenda Rio Grande, Toninho Wandscheer, ressaltou que o Paraná é um Estado que tem um governo que se preocupa mais com as pessoas do que em fazer propaganda. “A integração do Governo do Paraná com os municípios se traduz em uma atividade efetiva para atender o cidadão nas suas necessidades mais básicas e diretas. Essa é a nossa grande obra”, declarou o prefeito.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Comunitárias da Cohapar, João Arruda, o Ação Cooperar é a forma que o Governo do Paraná encontrou para estabelecer um canal de comunicação com a comunidade. “A Cohapar compreende que o direito à moradia envolve também o acesso à infra-estrutura e serviços básicos e por isso estamos com essa importante ação de cidadania em Fazenda Rio Grande, um dos mais importantes da Região Metropolitana de Curitiba”, afirmou.
O objetivo do encontro foi levar aos moradores de Fazenda Rio Grande serviços sociais de caráter imediato, informações sobre programas sociais do Governo do Paraná, atividades culturais e de recreação.
Beneficiários - A babá Jeonice Moreira Gonçalves, 36 anos, levou a filha Shaiane, 14, com o objetivo de fazer as carteiras de identidade e de trabalho. “É uma oportunidade boa, pois durante a semana não tenho tempo para correr atrás de toda a papelada”. Além da emissão de documentos, os participantes do Ação Cooperar receberam orientação de dentistas da prefeitura. “Aproveitarei também para buscar orientação para colocar uma prótese na boca”, completou Jeonice.
A copeira Josiane Teresinha de Faria, 32 anos, tinha um objetivo bem específico no Ação Cooperar: inscrever-se no programa Leite das Crianças. Com os filhos Anne Karine (15), Vitor Eduardo (1) e Lohane Gabrielle (5 meses) a tiracolo, a copeira estava muito feliz em receber atenção do Governo do Estado. “O Vitor cresceu e bem com o Leite das Crianças e agora vim para inscrever a Lohane”, justificou. Para ter acesso ao programa, os pais devem apresentar documento de identificação (RG), certidão de nascimento da criança e comprovantes de endereço e renda.
Solidariedade – O trabalho voluntário também é um diferencial do Ação Cooperar. A cabeleireira Juliana Oliveira de Paula (21) tem um salão de beleza em Fazenda Rio Grande e estava muito satisfeita em participar voluntariamente do evento. “É muito bom poder ajudar as pessoas que mais precisam”, falou no momento do atendimento do pequeno Felipe (12) que admitiu que “estava mais que na hora de contar o cabelo.”
A atriz Kamilla Albuquerque, do grupo de Teatro Celeiro, apresentou a peça “Tabagismo: Uma Questão de Consciência” e falou sobre a importância do tema no cotidiano das pessoas. “A encenação serve para conscientizar todos aqueles que fumam e até os não fumantes, e é um privilégio estar aqui para auxiliar aqueles que mais precisam de orientação”, disse. O espetáculo tem a duração de 15 minutos e é realizado em parceria com o Instituto de Oncologia do Paraná (IOP).
Integração - Em uma ação integrada com vários órgãos do Governo do Estado, o Ação Cooperar teve a participação de técnicos do Procon estadual, como Julio Oliveira, que explicou aos cidadãos de Fazenda Rio Grande as mudanças nos planos de telefonia fixa. “As pessoas precisam saber as diferenças dos planos e trouxemos um simulador da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, para esclarecer dúvidas. Elas são muitas, principalmente agora com a mudança do sistema de cobrança, que não é mais por pulsos, e sim por minutos.”
Técnicos da Copel, Sanepar, Procon, Celepar, Defensoria Pública do Paraná, secretarias de Estado da Saúde, Meio Ambiente, Educação, Agricultura e Abastecimento, Ipem, Detran, Senac, Instituto de Identificação do Paraná, Ministério do Trabalho (DRT-Curitiba), Instituto de Oncologia do Paraná, dentre outros, também fazem parte do Ação Cooperar.