Mais de dois mil moradores do Guarituba e bairros vizinhos, em Piraquara, participaram neste sábado (13) da terceira etapa do Ação Cooperar, realizado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), prefeitura e voluntários.
No evento, foram oferecidos serviços básicos e gratuitos como emissão de carteiras de identificação e de trabalho, avaliação médica e odontológica, corte de cabelo, oficina de artes, atividades recreativas (brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, touro mecânico e muro de escalada) e orientações sobre os programas sociais do Governo do Paraná, como Leite das Crianças, Luz Fraterna e Tarifa Social da Sanepar. “Essa é uma verdadeira feira de cidadania”, disse o presidente da Cohapar, Luiz Claudio Romanelli. Ele explicou que o Ação Cooperar foi criado para ser um canal de aproximação entre governo e população carente. “É isso que o governador Roberto Requião quer, que seu governo esteja onde o povo está, levando cidadania a todos os paranaenses, como o que está sendo feito aqui”.
“Estamos prestando uma série de serviços e trazendo conhecimento e informações sobre os direitos que as pessoas têm e não sabem”, acrescentou o prefeito de Piraquara, Alexandre Carlos Buchmann.
A localidade onde foi realizado o Ação Cooperar á uma das maiores áreas de ocupação irregular da Região Metropolitana de Curitiba, e também uma das mais pobres. “A maioria dos que moram aqui não tem recursos para pagar um documento”, disse Maria Alves Pontes. Ela estava tirando fotografia para fazer a carteira de identidade do filho deficiente. “Eu não tinha recursos nem como levar ele para fazer o documento. Estou muito feliz por estar fazendo isso agora”.
Já Etelvina de Oliveira, aos 58 anos obteve sua carteira de identidade pela primeira vez. “É um documento que faz muita falta porque em todos os lugares pedem o documento. É um alívio saber que agora vou ter a minha”.
A Carteira de Trabalho também foi muito requisitada durante todo o dia. Bruna Carla Marcante de 17 anos e um bebê no colo disse que vai fazer o documento para trabalhar e ajudar o marido na construção de sua casa. “Eu quero trabalhar, precisava do documento. Estou contente de poder fazê-lo.”
O estudante Silvano Marques, 19 anos, estava ansioso para tirar sua Carteira de Trabalho. “Vou ficar aqui o tempo necessário mas não saio sem minha carteira. Quero fazer um curso profissionalizante e começar a trabalhar o mais breve possível”.
Satisfação - Para a voluntária do Senac Darisalva de Araújo Santos participar do Ação Cooperar é uma grande satisfação. “Trabalhar num evento como este é gratificante. Normalmente as pessoas que vêm aqui não tem condições de ir a um salão, por isso faço tudo com muito amor para deixá-las mais bonitas”, disse ela, que trabalhou no evento como cabeleireira.
A dentista da prefeitura de Piraquara Carla Brandalize disse que muitas pessoas não conhecem os programas médicos e odontológicos que são oferecidos nos postos. Por isso, além das informações, ela e um grupo de voluntários da Secretaria Municipal de Saúde estavam fazendo testes de glicemia, pressão arterial e avaliação nutricional.
Enquanto os pais utilizavam os vários serviços, as crianças brincavam, orientadas pelos voluntários do Provopar. Entre desenhos e argila, as formas dos desenhos e massa tomavam forma e revelavam talentos. “Estou achando tudo isso muito legal. Quando crescer quero ser desenhista”, se orgulhava a pequena Ariane Bueno Moreira, de sete anos.
Concentrado em seu desenho, Helton Teixeira de 12 anos, é um menino quieto e talentoso. “Ele desenha tudo que vê. Tem muita facilidade de colocar, com detalhes impressionantes, tudo no papel”, diz a mãe, comentando que espera que no futuro ele tenha oportunidade de mostrar seus dons.
As primeiras etapas do Ação Cooperar foram realizadas na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, e na Vila Jardim União, em Curitiba. Nas próximas semanas, o evento chega a Matinhos, Almirante Tamandaré e ao bairro Tatuquara, na capital.
O Ação Cooperar tem apoio de Copel, Sanepar, Ministério do Trabalho, Agência do Trabalhador, Instituto de Identificação do Paraná, prefeituras municipais, Grupo Voluntários em Ação, Defensoria Pública do Paraná, Detran-PR, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Paraná, Terra Nova Regularizações Fundiárias e Stylo Hair e Senac.