Os moradores do município de Rolândia, no Norte do Paraná, receberam neste sábado (28) a 47ª Ação Cooperar, a feira de serviços de serviços gratuitos de apoio à cidadania e inclusão social do Governo do Paraná. O programa é promovido pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), com apoio de diversos órgãos públicos e patrocínio da Caixa Econômica Federal. A estimativa é a de que 2,5 mil pessoas tenham visitado o evento, que foi realizado no Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva.
O coordenador de Relações Institucionais e Comunitárias da Cohapar, José Alberto de Campos, ressaltou a importância de realizar a feira nos municípios do interior do Estado. “Nós temos o objetivo de chegar o mais próximo possível da casa das pessoas, levando serviços essenciais para o exercício da cidadania, como emissão de carteira de identidade ou trabalho”, disse. “São muitas as pessoas que precisam tirar a primeira via destes documentos. O que pudemos notar nas cidades do interior em que o Ação Cooperar prestou atendimento é que o número de pessoas em idade de se aposentar e que ainda não possuem o documento de identidade é bastante alto. É nosso dever ajudar estas pessoas”, apontou José Alberto.
Para o diretor do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva, Marcos Antonio dos Santos, este evento deve trazer retornos positivos para a comunidade. “O Ação Cooperar é uma feira de serviços muito importante principalmente nesta região, onde atendemos muitas pessoas carentes, que precisam mesmo destes serviços”, avaliou. “Nós temos muitas pessoas que não têm documento de identidade, carteira de trabalho e às vezes ficam impossibilitadas de conseguir emprego pela falta deles. Acho que essa parceria deve se repetir mais vezes, para que possamos realmente atender a essas pessoas que precisam. É um evento extraordinário”, enfatizou.
O diretor auxiliar do Colégio, Carlos Sérgio da Silva, também acredita que a parceria com o Governo do Estado deva acontecer outras vezes. “O evento é muito importante porque é uma integração da escola com a comunidade. Hoje é a grande oportunidade daqueles que não puderam tirar documentos antes, principalmente porque é gratuito”, afirmou. “Durante a semana tivemos bastante procura da comunidade sobre informações de como funcionaria a feira. É importante a participação desta comunidade que é bastante carente, da periferia, e precisa de oportunidade. É necessário que sejam realizados mais vezes estes eventos porque a procura é muito grande por estes serviços prestados”, argumentou Carlos.
Durante todo o dia os moradores de Rolândia tiveram acesso às informações dos programas sociais do Governo do Paraná, como Luz Fraterna e Tarifa Social da Água. Além disso, puderam esclarecer dúvidas junto ao escritório regional da Cohapar, receber atendimento da Defensoria Pública do Paraná e também orientações sobre saúde e meio ambiente.
Ao todo, foram emitidas 150 carteiras de identidade e o mesmo número de carteiras de trabalho. Para a dona-de-casa Doraci Ferreira Gonçalves, o Ação Cooperar foi a oportunidade que faltava para concretizar sua cidadania. Aos 54 anos, Doraci tirou seu primeiro documento de identidade. “Nunca fiz o documento antes e agora eu preciso. Sem este documento não sou ninguém e não existo”, disse.
Também para exercer seus direitos, Joaquim Patricio de Melo (70) foi ao Ação Cooperar levado pelo amigo Masami Tokushima (72). “O Joaquim trabalha na lavoura e nunca teve um documento de identidade. Trouxe o amigo para fazer este documento porque precisa para se aposentar. Quero muito ajudá-lo com isso”, explicou Tokushima, que orientou Joaquim como proceder para retirar o documento e o acompanhou durante todo o processo.
Os irmãos gêmeos Wesley e Willian Aparecido da Cruz (15) aproveitaram a oportunidade para fazer, além da identidade, a primeira carteira de trabalho. “Vai facilitar muito para conseguirmos o nosso primeiro emprego”, comemorou Willian.
Além dos serviços de orientação e apoio à cidadania, a 47ª etapa do Ação Cooperar ofereceu uma série de atividades artísticas e esportivas, realizadas em parceria com o projeto Linha do Tempo Livre, da Paraná Esporte, feira de artesanato São Martinho e show do grupo de dança Balança Brasil. Os participantes também concorreram ao sorteio de brindes doados pela Cohapar e Provopar.