Perto de duas mil pessoas estiveram presentes neste sábado (19) na 69.ª edição da feira da cidadania Ação Cooperar, realizada em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba. Além dos serviços públicos gratuitos, foi realizado o casamento civil coletivo de 20 casais. Também houve o sorteio de cestas de Natal, e mais de mil brinquedos foram distribuídos entre as crianças, que também participaram de jogos e atividades recreativas.
O projeto Ação Cooperar é uma iniciativa da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), e tem apoio de diversos órgãos do Estado e das prefeituras. O programa leva à população carente diversos serviços públicos gratuitos. “É gratificante poder ajudar as famílias a conquistarem e exercitarem a cidadania”, disse o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
Para Greca, o Ação Cooperar leva, na época de Natal, uma festa de serviços e confraternização aos bairros mais carentes da Grande Curitiba. “O Natal fica ainda mais alegre para esses milhares de crianças e pais de família que podem ter a oportunidade de uma comemoração natalina partilhada na fraternidade”, observou.
Para o prefeito Osvaldo Vanderlei Costa, a iniciativa traduz o espírito natalino de agradecimento. “Para nossa cidade, esse agradecimento vem através das ações do Governo do Paraná, que muito contribuiu para resolver necessidades do município. Toda a população também foi beneficiada”, falou.
“Em outubro, 134 famílias receberam a chave da casa própria da Cohapar, e pela primeira vez terão um Natal na sua nova moradia. É uma felicidade muito grande poder participar desse resgate social e de cidadania, como estamos tendo hoje aqui”, disse o prefeito.
A FESTA – O casamento coletivo trouxe expectativa aos 20 casais de noivos. No Ginásio de Esportes da cidade, as noivas tiveram um camarim reservado. Desde cedo, elas se preparavam para o grande dia. Escovas, maquilagens, manicures e pedicuros estavam à disposição.
Débora Margatão, 25 anos, e Maria Rita Ferreira, 27, já vivem com seus maridos. Ambas têm filhos, que assistiram ao casamento dos pais. “Casar no civil é caro, por isso ainda não havíamos oficializado nossa situação. Agora que apareceu essa oportunidade, resolvemos casar de novo, dessa vez de papel passado”, explicou Débora.
Maria Rita contou que já está com o marido há oito anos. “Nós casamos apenas na igreja, porque não tinha como fazer o registro civil, que é caro. Mas sempre quisemos fazer tudo direitinho. Chegou a hora. Estou ansiosa. Parece que estou casando pela primeira vez”, disse.
Muitas pessoas também compareceram ao Ação Cooperar para fazer documentos, tirar dúvidas ou se cadastrar nos programas sociais Bolsa Família, Luz Fraterna, da Copel, ou Tarifa Social, da Sanepar. Caso de Marli Chervinske Ferreira, 22 anos. Ela foi tirar a sua primeira carteira de identidade.
“Também quero aproveitar para fazer o CPF e fazer minha inscrição no Bolsa Família. Aqui a gente pode colocar nossa situação em dia e receber várias informações. Essa é uma oportunidade que não se pode perder. Tem até corte de cabelo, e tudo de graça. Vou fazer tudo que puder. Tirei o dia para isso”, contou Marli.
Os artesãos de Balsa Nova também participaram do Ação Cooperar. Eles tiveram espaço para expor e vender trabalhos feitos em palha de milho, lã de carneiro, em couro, tecidos bordados, pinturas e crochê.
BARRA DO JACARÉ – Na quinta-feira (17), a Cohapar realizou a 68.ª edição do Ação Cooperar em Barra do Jacaré. Cerca de 3 mil pessoas foram ao evento em busca de serviços como emissão de carteira de identidade e de trabalho e orientações em saúde, educação e meio ambiente. O evento foi realizado no Estádio Municipal Waldomiro Resende.
“Está é uma ótima oportunidade para os moradores da Barra do Jacaré colocarem os documentos em dia e buscarem informações sobre os seus direitos. O objetivo do Governo do Paraná é chegar o mais próximo possível da casa das pessoas, levando serviços essenciais para o exercício da cidadania”, disse Rafael Greca.
“O Ação Cooperar é um instrumento para facilitar o acesso a serviços públicos, colocando-os o mais próximo possível da população”, disse o direto de Relações Institucionais da Cohapar, Doático Santos. “É uma forma de integração para as pessoas da cidade”, acrescentou o prefeito Edimar de Freitas Alboneti.
“Esse Ação Cooperar também marca os 45 anos da cidade, comemorados no dia 19 de dezembro, também aniversário da emancipação política do Paraná. Por isso, fico muito feliz por ter aqui um evento como esse, que tantos benefícios traz à população”, disse o prefeito.