Os coordenadores do Ação Cooperar esperam atender cerca de 5 mil pessoas, no próximo dia 8, das 10 às 17 horas, no pátio da Paróquia da Santíssima Mãe de Jesus, no Jardim Ipê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na quinta edição do projeto.
O Ação Cooperar é uma iniciativa do Provopar Ação Social e Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná, com o apoio e parceria da Prefeitura de São José dos Pinhais, Copel, Sanepar, IAP – Instituto Ambiental do Paraná, Defensoria Pública, Instituto de Identificação, Secretaria do Estado do Emprego, Trabalho e Promoção Social, Caixa Econômica Federal, Secretaria do Estado de Segurança Pública, Cartório Uberaba, Voluntários em Ação, Faculdades Dom Bosco e Associação de Moradores.
Todos esses órgãos e instituições uniram esforços para o desenvolvimento do projeto, cujo objetivo principal é desenvolver ações governamentais, através de mutirão de serviços integrados e gratuitos nas áreas de habitação, educação, saúde, segurança, esporte, lazer, trabalho, tendo como foco a aproximação junto às comunidades que vivem em áreas de ocupações irregulares, bem como o apoio à promoção e fortalecimento da cidadania.
Para a presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, o projeto integra, articula as ações sociais e comprova na prática “o compromisso do governo do Estado com as pessoas colocadas à margem de benefícios elementares e essenciais para todo e qualquer cidadão. Portanto, através do Ação Cooperar, estamos levando cidadania e inclusão social à população de baixa renda”, disse.
Segundo ela, nas quatro etapas anteriores, na Vila Zumbi dos Palmares (Colombo), Vila Audi (Curitiba), Jardim Guarituba (Piraquara) e Tabuleiro (Matinhos), cerca de 20 mil pessoas passaram pelos estandes montados pelo Provopar, Cohapar e empresas e órgãos públicos parceiros, obtendo informações e serviços quanto a habitação, exames de colesterol e glicemia, medicação, tipagem sangüinea, fotografia para documentos, carteira de identidade, corte de cabelo, avaliação corporal e ao serviço de cadastro e encaminhamento para trabalho da Agência do Trabalhador.
“A novidade desta etapa é que as 17 secretarias da Prefeitura de São José dos Pinhais estarão de plantão no local, para atender a população do Jardim Ipê e imediações. As atrações culturais também estarão a cargo da prefeitura”, informou Hosana Mochida, coordenadora do programa junto ao Provopar.