Cerca de seis mil pessoas devem participar neste sábado (29), das 9 às 17 horas, na rua Adriana Ceres Zago Bueno, em frente à Escola Municipal Newton Borges dos Reis, no bairro Tatuquara, em Curitiba, da sexta etapa do projeto Ação Cooperar, promovido pela Provopar Ação Social e Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná, em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança do Tatuquara e Região, diversos outros órgãos públicos, empresas e voluntários.
O Tatuquara é um dos bairros mais extensos de Curitiba. O primeiro loteamento aprovado pela Prefeitura data de 18 de novembro de 1965. Está localizado a pouco mais de 15 quilômetros do centro da cidade, entre os bairros Pinheirinhos, Sítio Cercado, Umbará, Campo de Santana e Cidade Industrial, cujos moradores também são aguardados para a Ação Cooperar, que leva cidadania, serviços públicos e diversão para os participantes.
Assim, durante todo o dia, quem passar pelos estandes montados pela Cohapar e Provopar terá acesso gratuito a serviços como a emissão de carteira de identidade e de trabalho, cabeleireiro, manicure, fotografia, serviços de cartório e jurídico, palestras, medição de pressão arterial, orientações sobre economia de energia elétrica, saúde (gravidez, hanseníase, aleitamento materno e tuberculose), além de informações sobre os programas Luz Fraterna, Tarifa Social da Sanepar e Leite das Crianças, mantidos pelo Governo do Estado.
São feitas apresentações artísticas e as crianças podem participar de atividades recreativas, com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, touro mecânico, muro de escalada, entre outros. Alguns órgãos públicos, como o próprio Provopar, Copel e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), costumam distribuir brindes educativos e mudas de árvores nativas.
Um dos estandes mais procurados é o da Defensoria Pública do Paraná, que oferece atendimento gratuito nas áreas de família, cível, criminal, juizados especiais, registros públicos e medições. O evento envolve ainda a Agência do Trabalhador, Celepar – Companhia de Informática do Paraná, Delegacia Regional do Trabalho, Policia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto de Identificação do Paraná, Secretaria de Estado da Saúde e Cartório Distrital do Uberaba.
João José de Arruda Junior, superintendente de Relações Comunitárias da Cohapar, coordenador geral do programa, disse que o Ação Cooperar tem por objetivo levar informações e serviços sociais para os moradores da periferia, resgatando a cidadania e, ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas. Ele lembra que, nas cinco etapas realizadas até agora, cerca de 20 mil pessoas foram atendidas.
Ação Cooperar atende moradores da periferia de Curitiba
Quem passar pelos estandes montados pela Cohapar e Provopar, das 9 às 17 horas deste sábado (29) no Tatuquara, terá acesso gratuito a serviços como a emissão de carteira de identidade e de trabalho, além de orientações e palestras sobre saúde e os programas sociais do Governo do Estado
Publicação
25/10/2005 - 15:47
25/10/2005 - 15:47
Editoria