Abertura da 27ª Festa Feira de Morretes reúne 5 mil pessoas

A festa prossegue até o próximo dia 9 de maio, com uma programação variada que inclui a comercialização de comidas típicas, como o barreado, shows musicais e a venda de 400 produtos artesanais
Publicação
01/05/2010 - 15:10
Editoria
Uma boa opção para àqueles que apreciam a culinária, arte e a cultura de Morretes ,– município do litoral paranaense localizado há 80 quilômetros de Curitiba, é a 27ª Festa Feira Agrícola e Artesanal, que começou nesta sexta-feira (30). A abertura do evento reuniu cerca de cinco mil pessoas e prossegue até o próximo dia 9 de maio, com uma programação variada que inclui a venda de comidas típicas, como o barreado, shows musicais e a comercialização de mais de 400 produtos artesanais.
“A Festa Feira é uma vitrine para a exposição de produtos, agregando valor à produção local”, disse o prefeito de Morretes, Amilton de Paula. Segundo ele, uma das prioridades do município é a valorização da mão de obra dos artesãos e agricultores locais. “Nos quatro primeiros meses deste ano já promovemos mais de dez cursos em diferentes áreas, para ampliar o conhecimento e impulsionar a comercialização. Tudo que está à venda é produzido aqui em Morretes”, ressaltou.
ATRATIVOS - A Feira de Morretes tem hoje a participação de 250 famílias que se dedicam a produção de farinha de mandioca, cachaça, suco de maracujá, bala de banana, pimenta, queijo, churrasco de búfalo, palmito, fábricas de melado, entre outros.
No local, os visitantes têm a oportunidade de degustar os tradicionais licores de Morretes, bolinho de aipim, coxinha de camarão, pães e doces caseiros e, é claro, o barreado, que é oferecido na entrada da Feira pela Associação dos Restaurantes. As barracas de gastronomia terão a renda dos produtos vendidos na Festa destinada à associações beneficientes do município.
Além disso, o artesanato também é um dos destaques. Na Festa Feira podem ser encontrados desde plantas ornamentais como orquídeas até cestarias feitas com cipó, macramê e folha da bananeira.
Os expositores, agropecuaristas e artesãos vão divulgar e comercializar produtos naturais da região até o próximo dia 9 de maio. A expectativa é de que mais de 120 mil pessoas visitem a Festa Feira. "Esperamos superar o faturamento do ano passado, de R$1 milhão, com a venda dos produtos tradicionais de Morretes", observou o prefeito de Morretes.
TRATORES -– Durante a abertura do evento, a Prefeitura de Morretes entregou aos agricultores três tratores com arado e esteira que auxiliarão na manutenção dos 432 quilômetros de estradas rurais existentes no município. “Foram investidos cerca de R$600 mil na aquisição dos equipamentos, por meio de convênio com o Ministério da Agricultura”, explicou o secretário de governo de Morretes, Fernando Tenório.
De acordo com o escritório regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) do Litoral, a região possui 6,5 mil famílias de pescadores e 5,5 mil agricultores, sendo 90% agricultores familiares. O diretor geral da SEAB, Eliéu de Freitas, disse que a Festa Feira de Morretes é muito importante para estimular a agricultura familiar.
“Em um município como Morretes, onde a agricultura familiar é predominante, o Governo do Estado não poderia estar ausente. A festa vem ao encontro da nossa política que tem como base o estímulo a agroindústria e ao pequeno produtor rural”, ressaltou Freitas.
Segundo o chefe regional da SEAB no Litoral, Sérgio Liça, que acompanha a realização da festa desde a sua primeira edição, ao longo dos anos o evento foi estimulando o retorno de muitas famílias ao trabalho artesanal.
“A festa começou em 1.983 para divulgar a agricultura e o artesanato produzidos na cidade. Morretes conta com 1,1 mil agricultores familiares, sendo 320 famílias que se dedicam exclusivamente a produção de hortaliças”, lembra Sérgio.
A Secretaria de Agricultura e a Emater ,– com apoio técnico aos produtores ,– são parceiros do município na realização do evento, juntamente com a Associação dos Restaurantes e Pousadas de Morretes. Representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), também participaram da solenidade de abertura da Festa Feira.
PROGRAMAÇÃO - O primeiro dia do evento terminou com o show das duplas sertanejas Allyson e Alexandre e Tony e Braian. Para este sábado (01), a programação inclui apresentação de Fandango, às 15 horas; Dança do Ventre, às 19 horas, e shows com as bandas Tribo Urbana, às 20h30 e Vibe Joe, às 22 horas.
No domingo (02), as atividades culturais começam com apresentação de teatro, às 14h30 e prossegue com shows culturais até as 22h30.
Toda a programação você encontra no site: www.morretes.pr.gov.br/eventos/programacao.htm

GALERIA DE IMAGENS