Já está disponível, no site www.setp.pr.gov.br, o edital para habilitação de entidades que irão qualificar jovens de acordo com os Programas de Qualificação Social e Profissional para Jovens, do Ministério do Trabalho e Emprego. As entidades interessadas devem protocolar os documentos e o plano de trabalho na Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social até o dia 10 de janeiro, em Curitiba.
O programa, desenvolvido com recursos federal e estadual, deverá ser executado entre fevereiro e dezembro de 2008, em 43 municípios paranaenses. Será ofertada qualificação profissional para 3.500 jovens com idade entre 16 a 24 anos, preferencialmente com escolaridade inferior ao ensino médio completo, e com renda média familiar igual ou inferior a meio salário mínimo (R$ 190) por pessoa. A prioridade também será para os jovens sem vínculos empregatícios.
“A qualificação é a porta de entrada do cidadão para o mercado de trabalho. A capacitação dos jovens, especialmente os de baixa renda e escolaridade, é fundamental, porque se eles não tiverem uma boa estrutura para conseguir um emprego, o caminho mais fácil e comum a seguirem é o da exclusão e da marginalização, e isso custa caro para toda a sociedade”, defende o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia.
A entidade interessada em ser uma executora dos cursos deve ser sem fins lucrativos. Além da qualificação profissional, os cursos de 600 horas/aula deverão ter aulas de cidadania, qualificação profissional, prestação de serviço voluntário, elevação da escolaridade e inserção no mercado de trabalho. O edital determina que a entidade habilitada tem a responsabilidade de inserir no mercado de trabalho, no mínimo, 30% dos jovens qualificados no programa.
Nelson Garcia destaca o fato de a qualificação ser voltada para as demandas de cada um dos municípios em que o programa será desenvolvido. “Dentro das 600 horas/aula, a entidade aplicará conteúdos específicos, de acordo com a necessidade de cada região, como por exemplo, especialidades em construção, alimentação, meio ambiente, mecânica e turismo”, explica.
Mais informações e o edital completo para a habilitação de entidades executoras da qualificação para jovens estão no site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social: www.setp.pr.gov.br.
Abertas inscrições aos programas de qualificação profissional de jovens
O edital está disponível no site www.setp.pr.gov.br. , da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social. A habilitação por parte das entidades interessadas pode ser feita até o dia 10 de janeiro
Publicação
26/12/2007 - 11:40
26/12/2007 - 11:40
Editoria