A abertura da segunda etapa da fase regional dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), na noite de sexta-feira (15), mostrou mais uma vez que os pequenos municípios são os donos da festa. A solenidade ocorreu paralelamente em 12 sedes. Em Chopinzinho, por exemplo, o Centro Esportivo Dionisto Debona recebeu mais de 5 mil pessoas para saudar os mais de 2 mil atletas integrantes do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco.
Em Jesuítas, na região Oeste do Estado, a comunidade também aprovou o evento e compareceu em peso ao Ginásio de Esportes São Silvestre que recebeu lotação máxima: 3.000 pessoas. Participam aproximadamente 850 alunos do Núcleo Regional de Educação de Assis Chateaubriand.
Nas pequenas sedes, ainda, até para acomodar as autoridades falta espaço. Todo mundo prestigia. Além de Chopinzinho e Jesuíta, a segunda etapa está sendo desenvolvida em São José dos Pinhais, Cascavel, Rio Azul, Manoel Ribas, Santo Antônio da Platina, Bela Vista do Paraíso, Palmeira, Bituruna, Wenceslau Braz e Siqueira Campos. Nesses locais, a competição vai até o dia 21.
Na abertura de Chopinzinho o show começou com o Grupo de Danças da Secretaria de Esportes do Município com música folclórica italiana e terminou com manobras radicais sobre bikes, da equipe Bike Dirt Show. Entre um e outro show houve o tradicional cerimonial com as delegações dos colégios de 15 municípios e o pronunciamento das autoridades. “Mais uma vez estamos no cenário do esporte estadual. Temos certeza que, com essa parceria, muitos outros eventos vamos realizar aqui em Chopinzinho”, agradeceu o prefeito Vanderlei Crestani.
O prefeito de Jesuíta, Aparecido José Weiller, também foi rápido no discurso, deixando o tempo para os shows, como o de efeitos especiais para o acendimento da pira. Um condutor provocou o acendimento para formar uma cascata de fogos. A última atração da noite também ficou por conta das bikes, do grupo Bike Session, famoso por se apresentar em todo Brasil. O grupo de Toledo arrancou suspiros em cada manobra.
Segunda etapa - A segunda etapa da fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná envolve colégios públicos e privados de 12 Núcleos Regionais de Educação, do ensino regular e especial (alunos com necessidades educacionais especiais – NEE). Como na primeira etapa, aproximadamente 18 mil alunos estão disputando a classificação para a fase macrorregional ou diretamente para a final como ocorre no atletismo e vôlei de praia.
Já garantiram a classificação para a macro ou final mais de 4 mil alunos, na primeira etapa. Esse número vai se repetir na segunda e terceira etapas. Na fase regional, além do atletismo e vôlei de praia estão em disputa as modalidades de basquetebol, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
Passam para a macrorregional apenas os primeiros colocados por sexo e classe (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) das modalidades de basquetebol, futebol, futsal, handebol e vôlei. Do tênis de mesa e xadrez vão os dois primeiros colégios para a macro por sexo, classe e categoria. Já do atletismo vão direto para a final os dois primeiros alunos por prova, classe e sexo, assim como do vôlei de praia com as duas melhores duplas por sexo e classe.
A fase regional será encerrada com a terceira etapa, de 22 a 28 de maio, em outras 11 cidades. Depois vem a fase macrorregional, em oito sedes, de 4 a 7 de junho, e a final, de 3 a 15 de julho, em Curitiba. “O Governo do Estado tem feito todo esforço para que não falte nada aos alunos”, garante o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.
Aberta a segunda etapa da fase regional dos Jogos Colegiais
A solenidade de abertura ocorreu paralelamente em 12 sedes e, em todas, os ginásios de esporte ficaram lotados. A segunda etapa envolve alunos de colégios públicos e privados, do ensino regular e especial
Publicação
16/05/2009 - 16:41
16/05/2009 - 16:41
Editoria