O ginásio do Circulo Militar do Paraná ficou pequeno para as mais de 3 mil pessoas que estiveram na solenidade de abertura da fase regional do 54º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop´s), que acontece até sexta-feira (18) em Curitiba. Neste domingo, foram definidos definidos os classificados para a fase final da competição na modalidade de atletismo na pista do Colégio Estadual do Paraná, já que as modalidades individuais disputadas nos jogos são definidas para a final direto das etapas regionais.
Em Curitiba, uma das maiores regionais do Paraná, são mais de 4 mil participantes vindos de 96 instituições de ensino da cidade – 73 colégios estaduais, 21 particulares e 2 escolas públicas municipais - , que começam a disputar em 29 diferentes locais de competição nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa e atletismo.
No atletismo, modalidade do Jocop´s que tem revelado muitos atletas paranaenses no cenário nacional, a exemplo de Valdiléia Martins, criada no assentamento rural de Querência do Norte e que começou a treinar para o Jocop´s pulando cerca e improvisando barra com vara de pescar, as provas aconteceram neste domingo na pista de atletismo do Colégio Estadual do Paraná. Com o estímulo, Valdinéia foi campeã paranaense e vice-campeã brasileira dos Jogos Estudantis Brasileiros no salto em altura.
“Este é apenas um exemplo dos resultados que o Jocop´s já deu ao esporte paranaense. A cada ano são revelados inúmeros atletas que começam a trilhar seu caminho no esporte, seja no atletismo, no futebol que também tem revelado muitos jogadores, enfim, o Jocop´s é uma das grandes ferramentas de inclusão social do Governo do Estado”, reforçou na solenidade de abertura, Ricardo Gomyde, diretor-presidente da Paraná Esporte.
No ano passado a pista de atletismo do Colégio Estadual do Paraná passou por uma reforma que a deixou com o tamanho e o material iguais as pistas que serão utilizadas nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho deste ano. A nova pista esportiva foi construída com recursos do Governo do Estado, no valor de R$ 1,5 milhão.
“É a melhor pista de Curitiba, igual à que será utilizada no Pan-Americano de 2007 no Rio de Janeiro”, compara Lester Pinheiro, diretor de esportes da Paraná Esporte e professor de Educação Física do Colégio. Segundo Lester, essa obra contempla o trabalho do Atletismo no Colégio Estadual do Paraná, que tem tradição na modalidade, tendo revelado muitos atletas que foram campeões brasileiros e sul-americanos.
No sábado também começaram as disputas da segunda etapa regional dos Jogos Colegiais do Paraná em mais onze cidades paranaenses: Colombo, Malet/Rio Azul, São Pedro do Ivaí, Diamante do Norte, Mandaguari, Coronel Vivida, Entre Rios/Pato Bragado, Arapoti, Bituruna, Curitiba e Laranjeiras do Sul.