500 imóveis podem ter a água cortada no Litoral

Mesmo orientados, proprietários deixaram de regularizar a ligação de esgoto dentro do prazo
Publicação
15/01/2010 - 18:00
Editoria
A Sanepar continua cortando a ligação de água nos imóveis que não fizeram a interligação de esgoto à rede coletora, dentro do prazo concedido. Cerca de 500 ligações de água nos municípios do Litoral estão passíveis de corte. As equipes técnicas da Companhia executam o serviço acompanhadas por policiais da Força Verde e por agentes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Está é a segunda temporada que a Sanepar é obrigada a cortar a água para fazer com que os proprietários de imóveis cumpram o dever legal de fazer a ligação de esgoto dentro das normas. A medida é respaldada pelo Ministério Público, Ministério do Meio Ambiente/Ibama e pelas prefeituras municipais, e tem por objetivo garantir a balneabilidade das praias do litoral paranaense. “Precisamos que os proprietários desses 500 imóveis se conscientizem da necessidade de executar corretamente a ligação de esgoto para garantir a balneabilidade na nossa orla”, declara a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa. PROVIDÊNCIAS – Ela relata que, sob a pressão do corte, alguns proprietários estão tomando as providências. Nesta semana, por exemplo, uma equipe foi a campo para executar o corte de água em seis imóveis de Matinhos. Desses, dois comércios, no centro, tiveram a ligação de água suprimida; outros dois – em Caiobá e na região central – haviam regularizado a situação na véspera. Nas duas outras ligações - ambas no centro de Matinhos - os proprietários estavam executando as obras de regularização. Em Guaratuba também foram visitados seis imóveis. Desses três tiveram a ligação de água cortada. Outras duas ligações de esgoto foram regularizadas e em outra residência, o proprietário assinou o termo de compromisso, tendo o prazo até o dia 24 deste mês para regularizar. O trabalho de orientação continua. A empresa envia, durante todo o ano, por meio do programa Se ligue na rede, avisos pela imprensa, entrega notificações, faz visitas técnicas e manda mensagens de correio eletrônico aos clientes, chamando-os para regularizar a ligação. O trabalho de fiscalização e de cortes feito pela Sanepar continuará até que a totalidade de imóveis passíveis de ligação à rede esgoto esteja regularizada. Para agilizar a operação, a Sanepar está cruzando informações com o banco de dados da Copel para notificar 2 mil proprietários de imóveis que até agora não foram identificados. Serviço: A Sanepar tem o número telefônico 115 para todos que desejam mais informações sobre cortes das ligações de água e ou para saber como executar corretamente a ligação de esgoto. Também pelo teleatendimento, os clientes podem obter informações sobre débitos pendentes, entre outras.

GALERIA DE IMAGENS