24.º Jogos da Juventude começam
com muita festa em oito cidades

A fase regional dos 24.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's) foi aberta, na noite de sexta-feira (17), nas oito sedes
Publicação
18/09/2010 - 15:00
Editoria
A fase regional dos 24.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's) foi aberta, na noite de sexta-feira (17), nas oito sedes: Campo Largo, Carambeí, Faxinal, Goioerê, Medianeira, Marialva, São Jorge do Oeste e Santo Antônio da Platina. Pela empolgação do público e das delegações municipais, a competição será animada até o última dia de disputa, 25 de setembro, reunindo aproximadamente 12.500 atletas de 256 municípios – números recordes.
O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, compareceu à abertura na sede Marialva, no Ginásio de Esportes José Gomes Colhado (Zicão), e pôde constatar o interesse da comunidade esportiva da regional pela competição, disputada entre seleções municipais com atletas de até 18 anos de idade.
Participam em Marialva 107 equipes, com 1.343 atletas, de 30 municípios. Entre as várias atrações apresentou-se até o Mister Uva, o símbolo da capital da uva - como Marialva é conhecida, e desfilaram a rainha e as princesas da uva de 2010.
Marco Aurélio e o prefeito de Marialva, Edgar Silvestre (Deca), representaram o governo do Paraná e o município, parceiros na promoção da fase regional na cidade. Marco Aurélio fez referência à volta dos Jogos Colegiais do Paraná, em 2003, responsável pelo impulso do esporte no Paraná, como os recordes alcançados este ano nos Jogos da Juventude. “Tenho orgulho de comandar o esporte no Paraná, pela importância também no desenvolvimento dos jovens”, discursou.
O prefeito Deca destacou o esporte como coisa levada a sério no município. “Em um ano e oito meses de administração, promovemos uma fase regional dos Jogos Colegiais do Paraná, sediamos uma modalidade (futebol) da fase final da mesma competição, estamos fazendo agora uma regional dos Jogos da Juventude e iremos também organizar uma regional dos Jogos Abertos no ano que vem, esperando o repetir o sucesso de sempre. Já estamos colhendo resultados com o investimento no esporte, com muitos títulos para o município”, comemorou.
Na sequência do cerimonial, a pira olímpica foi acesa pela atleta de salto Jéssica Fernandes Rodrigues, e o juramento, pelo atleta de futebol Bryan da Silva dos Prazeres, ambos exemplos de dedicação ao esporte no município. A festa foi encerrada com apresentações da Banda Marcial Municipal e de grupos de danças que representam Marialva até em festivais internacionais.
Em Medianeira houve a abertura com o maior número de delegações: de 41 municípios, com aproximadamente 1.500 atletas, formando 140 equipes em todas as modalidades. A festa foi no centro da cidade, na Praça Ângelo Darolt, contagiando um grande público. A mesma alegria se espalhou nas demais sedes, mostrando a força do esporte no Estado, até para reunir outras manifestações artísticas dos jovens.
Competição
Na fase regional participam apenas as equipes da Divisão B das modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol, vôlei), bem como as de vôlei de praia e xadrez em divisão única. Na fase final, de 19 a 28 de novembro, em Foz do Iguaçu, serão disputadas outras modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis e tênis de mesa. Menos o futebol, só para o sexo masculino, e a ginástica rítmica, só feminino, as demais são para os dois sexos.
Também vão direto para a fase final os atletas da Divisão A das modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei) e mais as sete melhores duplas classificadas no vôlei de praia em 2009, por sexo, além de outras duas duplas de Foz do Iguaçu, a cidade-sede. Por ser sede, Foz também tem a classificação automática de suas equipes da Divisão B nas modalidades coletivas e no xadrez.
Na fase regional as equipes disputam vagas para a fase final. Só os campeões das modalidades coletivas e alguns vices-campeões se classificam. Os vices são das regionais com maior número de participantes nas respectivas modalidades entre todas as sedes.
Só nas modalidades de vôlei de praia e xadrez o sistema de classificação é diferente. No xadrez classificam-se os campeões e vices-campeões da prova convencional e mais os campeões e vices-campeões por tabuleiro nas provas rápido e relâmpago. No vôlei de praia vão para a final os campeões e todos os vices-campeões, além do município sede da final, no caso Foz do Iguaçu, e das sete duplas melhores classificadas no ano passado – sempre pelos dois sexos.

GALERIA DE IMAGENS