A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) atendeu, de 2003 até novembro deste ano, 58.927 famílias em 344 cidades do Paraná. No período foram entregues 23.869 casas urbanas e rurais, e mais 20.045 lotes estão em processo de regularização. Neste momento, 9.241 unidades estão em construção ou em processo de licitação em 158 municípios.
Em 2009, a Companhia também fez parceria com 76 municípios para a execução do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, para o qual viabilizou 5.752 lotes. São quase 236 mil paranaenses beneficiados com casas e lotes, todos com obras de infraestrutura, considerando-se a média de quatro pessoas por unidade.
“O nosso trabalho ajuda a promover a inclusão social e a diminuir as desigualdades sociais no Paraná. Estamos cumprindo a determinação do governador de atender a população mais carente nas áreas com menor (IDH) Índice de Desenvolvimento Humano”, afirmou o presidente da Cohapar, Rafael Greca.
As famílias que mudam para uma casa ou lote da Cohapar contam com água encanada, rede de esgoto, luz elétrica e infraestrutura viária. As mais carentes têm acesso aos programas de transferência de renda, como o Luz Fraterna, Tarifa Social e Bolsa Família e vão pagar prestações mensais de, em média, R$ 50,00 pela casa própria, quitadas em seis anos.
Apenas nos últimos dois anos e meio foram entregues 11.914 mil unidades habitacionais, e estão em obras 9.241 unidades incluindo os empreendimentos que a Cohapar executa nas áreas de ocupação irregular em 19 cidades do Paraná, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A inclusão de áreas de ocupação irregular na Grande Curitiba, que concentra 40% da população do Paraná, é a nova frente de ação da Cohapar. O trabalho começou na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, e hoje já alcança mais sete municípios vizinhos da capital.
Regularização - Tão importante quanto construir casas para famílias com renda preferencial entre zero a dois salários mínimos é o trabalho jurídico para regularização de lotes das famílias em ocupações irregulares. São 16.615 lotes com regularizações em andamento e 3.430 já finalizadas. No Guarituba, em Piraquara, por exemplo, para atender as 11.197 famílias com a regularização de lotes e construção de 953 casas para retirar as pessoas que estão na beira do rio, foi necessário reunir informações da área, que era dividida em 150 terrenos, com documentos distribuídos em quatro cartórios. Vencida esta etapa, a Cohapar pôde, enfim, iniciar as obras de urbanização das áreas.
\\\"O programa de regularização fundiária transforma em proprietários os moradores de áreas ocupadas de forma irregular nas periferias das cidades. Enquanto isso não acontecer, eles não serão donos de suas terras, e sem a posse e domínio não é possível transformar favelas em bairros, com infraestrutura de saneamento e asfalto\\\", explicou o presidente Rafael Greca.
Minha Casa, Minha Vida – A Cohapar também é parceira do governo federal no programa “Minha Casa, Minha Vida”. A Companhia viabilizou 5.752 lotes para famílias com renda de até três salários mínimos, em 12 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, mais 7 cidades do interior com mais de 50 mil habitantes, e outros 57 municípios com menos de 50 mil habitantes. Apenas neste programa, que terá financiamento da Caixa, com a licitação feita pelas prefeituras, a Cohapar está ajudando a viabilizar a casa própria para mais 23 mil pessoas com renda menor que três salários mínimos, faixa salarial insuficiente para ingressar em financiamentos convencionais de bancos.
236 mil paranaenses são beneficiados pelos programas da Cohapar desde 2003
A Cohapar atendeu, de 2003 até novembro deste ano, 58.927 famílias em 344 cidades do Paraná. No período foram entregues 23.869 casas urbanas e rurais, e mais 20.045 lotes estão em processo de regularização
Publicação
23/11/2009 - 11:50
23/11/2009 - 11:50
Editoria