A Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social vai estar presente na comemoração do 1.° de Maio Solidário, nesta quinta-feira, na Praça Nossa Senhora da Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. A Secretaria vai ter dois pontos de atendimento e montará uma Agência do Trabalhador, para oferecer os serviços de intermediação de mão-de-obra e seguro-desemprego.
Para diminuir as filas nas Agências do Trabalhador (Sine), em Curitiba, mais de 100 pessoas já estão agendadas para o atendimento do seguro-desemprego, durante as comemorações do Dia do Trabalho. A estimativa é que sejam atendidos aproximadamente mil trabalhadores, durante as comemorações. A Secretaria vai manter 18 atendentes e, junto com a Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, vai emitir carteiras de trabalho.
O secretario Nelson Garcia contou que a idéia é dar a oportunidade para quem for às comemorações, de comemorar o Dia do Trabalho, com um novo emprego. “Queremos que o trabalhador festeje o 1.° de maio com a certeza que o Governo do Paraná está ao seu lado e age para dar a ele melhores salários, aumentar o número de empregos e apoiá-lo em novas conquistas”, defendeu.
INFORMAÇÕES – Além da Agência do Trabalhador, a Secretaria vai ter um posto de atendimento bem próximo ao palco principal. Lá, o trabalhador vai receber informações sobre ações e campanhas do Governo do Estado relacionadas ao mercado de trabalho. Serão apresentadas as campanhas “Trabalho sem carteira assinada não é legal” e “Jornada de 40 horas semanais – reduzir a jornada de trabalho é gerar empregos”.
As atividades do 1.° de Maio Solidário começam às 9h, com show do grupo Viola Quebrada, e duram até o fim do dia. Os trabalhadores vão comemorar com muitos prêmios e música. À tarde, o governador Roberto Requião deve anunciar o reajuste do piso mínimo regional, aprovado em segunda discussão pela Assembléia Legislativa, no último dia 28.
A entrada é grátis e os organizadores pedem a colaboração de todos com a doação de um quilo de alimentos não perecíveis, que serão entregues a entidades filantrópicas. A estimativa é que cerca de 150 mil pessoas participem da festa realizada pela Força Sindical, com apoio do Governo do Paraná.