1º Encontro 4R ensina a reduzir, reutilizar, reciclar e repensar

Objetivo é melhorar a qualidade de vida e promover a consciência ambiental entre os colaboradores da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Publicação
31/05/2010 - 15:10
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realizou, nesta segunda-feira (31), o “1º Encontro 4R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar”. O objetivo foi propor alternativas viáveis para melhorar a qualidade de vida e promover a consciência ambiental entre os colaboradores da Secretaria, incentivando mudanças de comportamento em relação ao desperdício e à reutilização de materiais. Durante todo o dia, foram realizadas palestras e dinâmicas, além de uma mostra fotográfica.
“É inovadora a forma com que o programa de reciclagem é desenvolvido na Secretaria. Fico contente com o empenho da comissão, no trabalho de implantação e divulgação do programa. A criatividade do evento chamou minha atenção, pois é uma maneira de envolver o público interno por uma causa maior, que é o meio ambiente. Pensamos, inclusive, em expandir o programa para as nossas outras instituições vinculadas”, afirmou o secretário de Estado, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke.
O evento iniciou com o pronunciamento do diretor geral da Secretaria, Álvaro Rychuv, e prosseguiu com a premiação do setor que menos produziu resíduos e que destinou de maneira mais adequada o lixo em toda a Secretaria: a Assessoria Técnica. “Penso que a reciclagem é uma das soluções viáveis para que possamos preservar o planeta e utilizar de forma racional os recursos. São poucas pessoas no mundo que se dedicam a essa tarefa. Entendo que esse trabalho deve prosseguir com ênfase e vontade de todos, para que possamos dizer que a Secretaria, além de cuidar de todo o ensino superior no Paraná, tem como referencial a preocupação com o meio ambiente”, afirmou Rychuv.
O presidente da Associação Paranaense das Instituições Estaduais de Ensino Superior Público (Apiesp), Antônio Alpendre da Silva, também esteve no evento representando os diretores e reitores das faculdades e universidades estaduais. “Estou lisonjeado em participar dessa ação que, sem dúvida, é um exemplo. Da mesma forma, parabenizo a equipe da Secretaria, que teve a iniciativa da campanha. Isso torna-se referência para todas as nossas instituições e filiadas”, afirmou Alpendre.
No hall da secretaria foi apresentada uma mostra de fotos, com imagens produzidas pelos funcionários e colaboradores da Secretaria. Foram expostas fotografias que retratam elementos ambientais, simbolizando a importância de promover a preservação da natureza, e que também mostram a degradação ambiental. A proposta tem o objetivo de incentivar a participação dos funcionários e retratar a forma com que cada um enxerga o meio ambiente.
No período matutino, foi realizada a palestra “Resíduo ou Lixo? Uma questão Cultural”, ministrada pelo biólogo e coordenador de resíduos sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Laerty Dudas.
A Comissão para Coleta Seletiva Solidária foi instituída no dia 24 de abril do ano passado, através da Resolução 20/09, com fundamento no Decreto n.° 4167/2009. Desde então, foram implementadas diversas ações com o objetivo de promover a destinação adequada dos resíduos produzidos na Secretaria, além de incentivar mudanças de comportamento de seus colaboradores. Entre as ações empreendidas pela Comissão para Coleta Seletiva Solidária, estão a implantação de canecas de porcelana para os colaboradores, uso consciente de papel e a separação adequada entre os resíduos orgânicos e recicláveis.