Ministério inicia debate com Ferroeste sobre a extensão da Ferrovia Norte-Sul

07/01/2010
O Ministério dos Transportes comunicou ao presidente da estatal paranaense Ferroeste, Samuel Gomes, que está concluído e em fase de aprovação um ensaio de diretriz de traçado para estender a ferrovia Norte-Sul do estado de São Paulo ao porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul.// O ministro dos Transportes Alfredo Nascimento recebeu os documentos das Assembleias Legislativas e do Codesul para criar uma empresa ferroviária pública na região denominada Ferrosul.// A decisão de criar a Ferrosul foi tomada pelos governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul em reunião do Codesul.// A empresa terá como base física a linha existente da Ferroeste, estatal paranaense, e os novos trechos que a mesma construirá ligando o Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.// Do ponto de vista jurídico, a nova empresa será resultado da incorporação do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul como sócios do Paraná na Ferroeste, que mudará os seus estatutos, passando a denominar-se Ferrosul.// Para isso, o governador do Paraná, Roberto Requião, anunciou no dia 18 de dezembro, que vai enviar à Assembleia Legislativa o projeto de alteração da lei de criação da Ferroeste, para a finalidade de abrir caminho à sua transformação em Ferrosul.// Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, a extensão da ferrovia Norte-Sul ao Rio Grande do Sul não deve ser vista como um projeto isolado.// Ela deve ser entendida como um projeto complementar aos demais projetos ferroviários já em andamento na região.// Sonora Samuel Gomes.// Com a extensão da Norte-Sul ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, O Brasil vai ter um salto em sua produtividade.// A partir das ferrovias em bitola larga, as hidrovias, rodovias e portos brasileiros vão estar interligados.// No novo cenário de integração logística que a Ferrosul criará na região Sul, os portos serão beneficiados em seu conjunto e cada um deles desenvolverá suas aptidões naturais e crescerá em eficiência para melhor servir à economia regional, nacional e sul-americana.// O sistema de novas ferrovias que vão integrar a região Sul entre si e com o restante do território brasileiro localiza-se na região agrícola mais produtiva que também é dotada de centros industriais e de grandes portos.// Assim, as novas ferrovias vão gerar receita para pagar o financiamento da construção.//